Browsing by Author "Roberto, Rafaela"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estudo das potencialidades do trabalho prático de orientação investigativa no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Roberto, Rafaela; Correia, MarisaEste estudo insere-se num relatório de estágio, referente ao grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e baseia-se numa problemática assente na análise das potencialidades do trabalho prático de orientação investigativa (TPOI). Tratase de uma pesquisa na prática profissional desenvolvida em contexto de estágio, em duas escolas do 1.º CEB do Concelho de Santarém, que teve ainda como objetivo compreender as dificuldades que se colocam durante a planificação e implementação de atividades POI. Para o efeito, utilizaram-se diferentes instrumentos de recolha de dados: observação, entrevistas e documentos escritos. Ao longo do processo de planificação/implementação/reflexão foram identificadas as principais dificuldades sentidas pela futura educadora/professora nomeadamente a preparação dos guiões e do material, a gestão da turma e as dificuldades dos alunos. Os resultados demonstraram inúmeras potencialidades do TPOI na promoção de aprendizagens ao nível dos conteúdos científicos abordados, dos processos científicos e do trabalho de grupo. Contudo, os resultados permitiram também constatar que um grau de abertura elevado das atividades nem sempre apresenta o efeito desejável nas aprendizagens dos alunos, verificando-se que as características dos alunos e uma maior familiarização com este tipo de atividade é condição essencial para promover a autonomia.
- Os medos dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Roberto, Rafaela; Miranda, Tatiana; Cavadas, BentoO sentimento de medo pauta, desde o nascimento, vários momentos da vida do ser humano. Constitui, essencialmente, um mecanismo de sobrevivência. O objetivo fulcral deste estudo foi identificar os medos dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como as representações iconográficas são um meio da criança relatar com mais facilidade as suas ideias e vivências, foram recolhidos desenhos de 129 alunos sobre o seu maior medo. Os desenhos mostraram que os alunos representaram essencialmente o medo de ferimentos e de animais, seguindo-se o medo do desconhecido e do perigo e da morte. Foram residuais os desenhos que ilustraram o medo do falhanço e da crítica. Este estudo, ao levantar e categorizar os medos típicos dos alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, pode ajudar o adulto, e em especial os profissionais de educação, a identificar com maior facilidade os receios dos mesmos para que possam aplicar estratégias que os conduzam a enfrentá-los e a ultrapassá-los. (Abstract: The feeling of fear is present since birth and in many moments of human life. It’s essentially a mechanism of survival. The main purpose of this study was to identify the fears of primary school students. Since the drawings are a good mean for the children to present their ideas and experiences, drawings were collected from 129 students about their greatest fear. The drawings showed that the students represented essentially the fear of injury and animals, followed by fear of the unknown, danger and death. Only a few drawings showed the fear of failure and criticism. This study, by showing and categorizing the typical fears of students who attend primary school, can help the adult, and especially the teachers, to identify easily those fears so that they can implement strategies that lead them to face and overcome their fears.)