Browsing by Author "Nogic, Goran"
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- Estilo de liderança dos treinadores de basquetebol em Portugal. Perceção, preferência e nível de satisfação dos atletas da Liga Profissional MasculinaPublication . Nogic, GoranNa área da psicologia de desporto, a liderança tem sido nos últimos anos, um dos temas mais abordados. Têm-se realizado inúmeros estudos, por parte de investigadores nacionais e internacionais, com praticantes de diferentes modalidades desportivas, inseridas em diferentes contextos culturo-sociais e diferentes níveis de prática. O objetivo do presente estudo recai sobre a vontade (e necessidade) de identificar e explorar os estilos de liderança dos treinadores de basquetebol em Portugal. Em paralelo pretende-se comparar a auto-perceção do estilo de liderança dos treinadores de basquetebol da Liga Profissional com a perceção e o estilo de liderança preferido dos atletas. Por fim é importante analisar também o nível de satisfação dos atletas que são no fundo os “principais atores” das performances desportivas. Os principais instrumentos da metodologia aplicada foram diferentes questionários de auto-perceção, perceção, preferência de estilos de liderança dos treinadores e questionários para avaliar a satisfação dos atletas. Os dados obtidos foram analisados através de diferentes características como por exemplo, o género dos treinador e dos atletas treinados, a experiencia do treinador, o nível de formação profissional, o caracter da competição... Participaram na investigação 129 treinadores e 114 atletas da Liga Professional de Basquetebol em Portugal (LPB). Para determinar se as diferenças entre os grupos foram significativas, foi utilizado o nível de significância de 0,05. Os resultados encontrados retrataram que os treinadores auto-percecionam que os seus estilos de liderança são mais baseados no reforço (média = 4,43) e treino-instrução (média = 4,31). Por outro lado mesmo sendo o comportamento autocrático menos preferido pelos atletas da LPB (média = 2,78), os treinadores ficam mais autocráticos consoante o aumento da sua experiencia ou mudando de escalões de formação para escalões sénior, e ainda mais caso estes trabalhem na LPB. Por fim quanto ao nível da satisfação, os resultados demostraram que, só o comportamento autocrático do treinador não está em correlação com nível de satisfação dos atletas, enquanto a perceção dos atletas sobre treino-instrução, suporte social, reforço e comportamento democrático do treinador influencia significativamente o nível de satisfação dos atletas.