Browsing by Author "Marques, Sandra Manuela Cunha Rosado"
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- Intervenção com familías no sistema de promoção e proteção: estudo de caso da Associação Caminhar no âmbito da preservação familiarPublication . Marques, Sandra Manuela Cunha Rosado; Dias, PauloNo contexto de Proteção das Crianças e Jovens, as Famílias são uma das principais realidades com que os técnicos se deparam. As crianças representam o futuro e compete-nos a todos promover e garantir-lhes as melhores condições de vida durante a infância. No entanto, são conhecidas inúmeras situações de Crianças e Jovens em situação de risco, sujeitos a maus-tratos, negligência e abusos. Este estudo tem como objetivo conhecer as principais problemáticas existentes de um Concelho na Área da Grande Lisboa, sinalizadas e encaminhadas para a Associação Caminhar enquanto resposta social capaz de responder à complexidade das famílias sinalizadas e identificar quais as respostas/estratégias socioeducativas que implementam com essas famílias no sentido de prevenir a retirada dessas crianças/jovens da sua família. Em suma, pretende-se compreender de que forma a atuação do CAFAP- Associação Caminhar contribui para a redução e/ou resolução das situações de risco e para a alteração das condições sociais e das dinâmicas familiares que se encontram desajustadas ao desenvolvimento integral da criança ou jovem no âmbito da Preservação Familiar. Recorremos metodologicamente a uma abordagem qualitativa. O motivo de escolha deste método deve-se ao fato de se tratar de uma pesquisa intensiva de uma resposta organizacional inovadora, havendo, por isso, necessidade de recorrer a fontes de informação diversificadas, trazidas por várias técnicas de investigação: observação não participante das visitas domiciliárias às famílias com registos em diário de campo entrevistas semi- diretivas à Diretora Técnica e às técnicas que acompanham os casos e consulta e análise de documentos institucionais internos e externos da organização. Naturalmente, estamos perante uma realidade muito complexa que exige uma intervenção multidisciplinar de várias entidades e instituições. Este tipo de estudo permite a real relação entre a teoria e a prática, para a compreensão e interpretação possível do papel do Educador Social na procura de novas formas e caminhos, para dar respostas com qualidade, adequadas, efetivas e eficazes às necessidades e potencialidades das famílias destas sociedades cada vez mais complexas com múltiplos desafios e múltiplos problemas.