Browsing by Author "Madeira, Maria Cristina"
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- A medida socioeducativa de semiliberdade e seu potencial transformador: estudo de caso realizado em uma unidade feminina do distrito federalPublication . Fonseca, Alessandra; Delgado, Luísa; Madeira, Maria CristinaEsta pesquisa apresenta uma discussão sobre a Educação no Sistema Socioeducativo e seus desdobramentos, explicitando a complexidade desta temática, principalmente sobre as medidas privativas e restritivas de liberdade feminina. Investigou-se a relação que as adolescentes em conflito com a lei estabeleceram com a unidade socioeducativa e como essa relação poderá contribuir para a reconstrução de suas vidas. A metodologia adotada foi à qualitativa, por meio da observação participante e de entrevistas semiestruturadas realizadas a partir dos princípios da História Oral Temática. A apreciação das entrevistas realizou-se a partir da utilização da Análise de Conteúdo Categorial. Identificou-se que o primordial para a efetividade da medida socioeducativa foi à relação estabelecida entre as adolescentes e a unidade socioeducativa, ou seja, esta relação contribuiu significativamente para o início da reconstrução da trajetória de vida delas.
- Memórias de bullying na trajetória escolar dos estudantes da licenciatura em biologia: caminhos investigativos para a educação socialPublication . Albernaz, Ana Cristina; Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz; Madeira, Maria CristinaO presente artigo descreve parte de uma investigação que procurou estudar a existência de bullying no percurso escolar de estudantes do Instituto Federal de Brasília. A metodologia combinou uma abordagem quantitativa e qualitativa, com recurso à aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas. A amostra, recolhida aleatoriamente, foi constituída por 56 estudantes, dos 132 matriculados na licenciatura de Biologia no ano de 2015. Foram aplicados os questionários à totalidade da amostra, sendo, numa segunda fase, sorteados 6 estudantes para serem sujeitos a uma entrevista, as quais foram tratadas posteriormente, através de análise de conteúdo. Entre os resultados obtidos, verificou-se a presença de comportamentos de bullying nos anos iniciais da vida escolar, nomeadamente diretos e verbais entre os estudantes mas também comportamentos de carácter psicológico, de natureza indireta e, por isso, mais velados. Esse tipo de bullying, leva a que a vítima se isole e sofra, mesmo sendo adulta. Danos semelhantes têm sido identificados noutras investigações, pelo que, face aos nossos resultados, esta problemática assume particular relevância na intervenção do educador social.
- Vidas ressignificadas: o protagonismo do educador social em uma unidade de atendimento socioeducativo feminino no distrito federalPublication . Silva, Nelma; Delgado, Luísa; Madeira, Maria CristinaEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória, que investigou as possibilidades de educação e ressocialização pautadas numa proposta pedagógica que visa a reinserção social, partindo da ressignificação de valores das adolescentes em cumprimento da Medida Socioeducativa de Semiliberdade, na Unidade de Atendimento de Semiliberdade Feminina do Guará – UASFG, no Distrito Federal, a fim de contribuir para as discussões referentes às políticas públicas e às intervenções técnicas no atendimento socioeducativo voltado para adolescentes mulheres. Seu objetivo central foi compreender, por intermédio das experiências vivenciadas no cumprimento da medida, como foi efetivada a reinserção dessas adolescentes, tendo como fio condutor a Pedagogia Social, cujos fundamentos estão alicerçados na emancipação e na transformação social do indivíduo.