Browsing by Author "Jaleco, Diana"
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- Trabalho de equipa entre o jardim-de-Infância e a escolaPublication . Jaleco, Diana; Cardona, Maria JoãoO presente relatório é fruto de todo o trabalho realizado nas Práticas de Ensino Supervisionadas, nos estágios em Creche, Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, refletindo as aprendizagens adquiridas. Organizado em duas partes, o relatório começa por apresentar os diferentes contextos de estágio e a reflexão sobre o trabalho neles desenvolvidos. Das várias questões que foram emergindo durante este percurso optei por estudar o trabalho de equipa entre Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, pesquisa que apresento na segunda parte. Procurei estudar que tipo de trabalho de equipa é realizado entre educadores e professores; quais as barreiras que afetam o trabalho de equipa entre docentes; quais as estratégias que ajudam a melhorar o trabalho de equipa entre educadores e professores; como é que é preparada a transição/adaptação das crianças; qual o papel dos encarregados de educação no processo de transição/adaptação das crianças. Com estes objetivos entrevistei sete educadores e sete professores de 1º ciclo da rede pública do Ministério da Educação. Como principais conclusões deste estudo, observa-se que a maior parte dos/as docentes trabalha em equipa e que este trabalho é considerado fulcral e profícuo. Para alguns, no entanto, este trabalho é afetado por muitas condicionantes: horários incompatíveis; (in)disponibilidades; excesso de trabalho, entre outros fatores. Neste sentido foram também apresentadas algumas estratégias consideradas como exemplos para ultrapassar as dificuldades sentidas a este nível: a alteração da carga horária do 1º ciclo; a necessidade de se reunirem mais vezes com docentes de ciclos diferentes. Relativamente ao modo como costumam preparar a fase de transição/adaptação entre ciclos de ensino a maioria afirma que esta preparação é feita apenas pontualmente (no final ou no início do ano letivo). A maioria dos/as entrevistados/as considera ser essencial a participação dos encarregados de educação em todo o processo educativo, nomeadamente no apoio ao processo de transição entre a educação de infância e a escola. No final do relatório é apresentada uma reflexão sobre todo o percurso de aprendizagem realizado durantes os estágios e pelo desenvolvimento deste trabalho de pesquisa.