Browsing by Author "Formiga, Ana Catarina"
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- A transição entre a educação de infância e o 1º ciclo do ensino básicoPublication . Formiga, Ana CatarinaO relatório que é apresentado foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância – Creche, e tem como finalidade obter o grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico tem sido visto como um processo de grandes anseios, expectativas e preocupações. Desta forma, é essencial que os profissionais de educação envolvidos neste processo promovam o diálogo entre si e promovam também o envolvimento das famílias, elemento fundamental para ajudar a que este momento seja encarado de forma mais natural, confiante e seguro para a criança. O presente trabalho para além de contextualizar os vários estágios vivenciados ao longo do curso, procura também refletir sobre o processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico, investigando algumas questões e fundamentos teóricos a ter em conta quando se aborda esta problemática, começando por caracterizar os vários contextos de estágio vivenciados ao longo do curso, bem como o percurso de desenvolvimento profissional realizado. Desta forma, numa primeira fase é feita a caracterização dos contextos de estágio vivenciados; numa segunda fase apresento a definição de alguns conceitos associados ao conceito de transição; numa terceira fase são apresentados dados de pesquisa recolhidos numa instituição de Educação Pré-Escolar e numa instituição do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de compreender o ponto de vista de educadores, professores e crianças sobre o processo de transição, bem como de conhecer algumas das estratégias utilizadas para facilitar este mesmo processo. É fundamental realizar trabalhos de pesquisa sobre o tema da transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que há uma forte necessidade de compreender as implicações que este processo de transição pode ter na vida das crianças e os fatores inerentes à forma como esta decorre. É ainda de salientar que todo este processo de transição tem fortes implicações, não só para a criança, mas também para todos os intervenientes no processo, quer ao nível das práticas de formação de educadores e professores, quer do trabalho praticado com as famílias envolvidas, quer das práticas educativas desenvolvidas na educação pré-escolar e escolar.