Browsing by Author "Dias, Diana Priscila Pereira"
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- O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Dias, Diana Priscila Pereira; Correia, Marisa; Martins, Maria ClaraO presente trabalho procura, ao longo da primeira parte, apresentar e refletir sobre a experiência vivida durante o 2.º ciclo de estudos nos vários contextos de estágio, procurando evidenciar a evolução da estagiária. Na segunda parte, é apresentada uma pesquisa desenvolvida sobre o contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo do estudo é permitir às crianças passar pela experiência de investigar e mobilizar conhecimentos, tendo em vista a aprendizagem, nas várias áreas de conteúdo, e de refletir com elas sobre as experiências vivenciadas. Não se pretende classificar o contributo das atividades de investigação e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º CEB, mas desenvolver uma análise reflexiva sobre a implementação destas em determinado contexto, a fim de compreender o modo como as crianças se apropriaram de significados, construindo-os, e descrevendo em que consistiram estes mesmos, compreender aquilo que pensam, bem como as suas dificuldades, identificando-as e refletindo sobre elas e, desta forma, construir o meu eu profissional. A realização desta pesquisa na própria prática proporcionou aos alunos a mobilização de recursos cognitivos e afetivos ao longo do desenvolvimento das atividades e, por isso, pode-se depreender que o processo de ensino-aprendizagem experienciado promoveu a autonomia nas aprendizagens, fazendo com que as crianças aprendessem a aprender através de uma gestão mais eficaz do tempo, da informação (quer individualmente, quer em equipa), visando a tomada de consciência da sua aprendizagem. Em relação à interdisciplinaridade, quando articulada com atividades significativas para os alunos, com uma contextualização bem fundamentada, pode beneficiar o encadeamento das tarefas, o sentimento de segurança por parte das crianças e fomentar o interesse e envolvimento profundo das mesmas durante as atividades, desde a realização das tarefas mais simples às mais complexas e desafiantes.