Browsing by Author "Batista, Lucas Filipe Barreiros"
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- Educar para o património: conceções de educadores de infância e de professores do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Batista, Lucas Filipe Barreiros; Cardona, Maria JoãoO presente relatório, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como objetivos dar a conhecer o trabalho desenvolvido e as aprendizagens adquiridas ao longo dos quatro estágios realizados, ao longo do Mestrado, bem como, apresentar o trabalho investigativo que surgiu desta formação. O relatório está organizado em dois capítulos. No primeiro capítulo são apresentados os contextos de estágios (creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico) e o trabalho desenvolvido em cada estágio. No segundo capítulo é apresentado o trabalho de pesquisa realizado sobre as conceções de educadores de infância e de professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre a educação patrimonial. Este tema surgiu de uma reflexão feita a partir das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, o que me despertou muito interesse para perceber qual o destaque dado ao património cultural na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. Através desta investigação procurei conhecer a opinião de educadores e professores relativamente à relevância dada ao património cultural nas orientações curriculares do Ministério da Educação para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico. Para além disto, procurei conhecer as estratégias e as dificuldades sentidas por educadores e professores quando abordam as questões ligadas ao património cultural com as crianças. A partir deste estudo, foi possível constatar que, uma das estratégias mais utilizadas por professores e educadores para trabalharem as questões ligadas ao património são as visitas de estudo, no entanto, os elevados custos que estas implicam, acaba por ser um entrave tanto para a educação pré-escolar como para o 1.º ciclo do ensino básico. Esta pesquisa evidencia a necessidade de se refletir, a par das visitas de estudo, outras estratégias mais diversificadas para um maior aprofundamento das questões de educação para o património com as crianças.