Browsing by Author "Albuquerque, Liliana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Transmissão, aprendizagem e promoção da eficácia no futebolPublication . Albuquerque, Liliana; Vitorino, Anabela; Cid, LuísResumo O estágio curricular realizou-se na Associação Juvenil – Escola de Futebol Hernâni Gonçalves na época 2012/2013, na modalidade de futebol, com a duração de 230 dias, aproximadamente 1150 horas. Este esteve primordialmente direcionado para as equipas de competição (Infantis B, Juvenis e Feminino sub-18), onde os pontos de intervenção do estágio tiveram especial incidência nos encarregados de educação e os respetivos treinadores das equipas de competição. Na intervenção com os encarregados de educação foi apresentado o Programa para a Otimização da Eficácia dos Pais (POEP), considerando como método de avaliação o Sistema de Avaliação dos Comportamentos dos Pais (SACP; Teques, 2007), constituído por 3 fases: pré-intervenção; intervenção e pós-intervenção. No final do programa os pais obtiveram melhoria ao longo da época. Na intervenção com os treinadores o instrumento utilizado para observação dos comportamentos destes foi o Coaching Behavior Assessment System (CBAS; Smith, Smoll, & Hunt, 1977), que providencia uma observação direta baseada em 12 categorias do comportamento do treinador. Durante a intervenção foram observados 4 grupos de treinadores, o treinador dos infantis B (primeiro ano em competição), os juvenis (ultimo ano de competição) e uma equipa feminina (as equipas pertencem à escola onde foi efetuado o estágio) e 3 treinadores de equipas adversárias. Observaram-se diferenças entre os grupos. No final da época desportiva foi realizada uma ação para a comunidade a promover a Psicologia do Desporto e do Exercício.