Dissertações de Mestrado_ESSS
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Dissertações de Mestrado_ESSS by advisor "Reis. Alcinda"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Comer bem, crescer saudávelPublication . Rodrigues, Catarina; Reis. AlcindaA alimentação saudável consiste num fator essencial para o desenvolvimento e crescimento das crianças. O projeto de intervenção comunitária realizado na Unidade de Cuidados na Comunidade de Ponte de Sôr teve como foco de intervenção 15 crianças do 1º Ciclo da Escola Básica de Foros do Arrão com a finalidade de promover a sua aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Como metodologia de trabalho mobilizaram-se as etapas do planeamento em saúde e como referencial teórico o Modelo de Sistemas de Betty Neuman. O Diagnóstico de Saúde realizado permitiu identificar os seguintes diagnósticos de enfermagem: Grupo com excesso de peso e Grupo com obesidade. Tendo em conta esta realidade torna-se essencial desenvolver um projeto de intervenção comunitária “Comer bem, Crescer Saudável”. De forma a dar suporte à intervenção, identificar e analisar as evidências científicas sobre as estratégias utilizadas pelos enfermeiros na promoção da alimentação saudável nas crianças do 1º ciclo, foi realizada uma Scoping Review. Posso concluir que após a intervenção houve um ganho de conhecimentos deste grupo-alvo a nível desta temática. Healthy eating is an essential factor for the development and growth of children. The community intervention project carried out at the Ponte de Sôr Community Care Unit focused on intervention of 15 children from the 1st Cycle of Foros do Arrão Elementary School in order to promote their acquisition of healthy eating habits. As a working methodology, the stages of health planning were mobilized and the Betty Neuman Systems Model as theoretical reference. The Health Diagnosis performed allowed us to identify the following nursing diagnoses: Group overweight and Group obese. Given this reality, it is essential to develop a community intervention project “Eat well, Grow healthy”. In order to support the intervention, identify and analyze the scientific evidence on the strategies used by nurses to promote healthy eating in first cycle children, a Scoping Review was conducted. I can conclude that after the intervention there was a gain of knowledge of this target group on this subject.
- Promoção da literacia em saúde: leitura dos rótulos alimentaresPublication . Esteves, Sandra; Reis. Alcinda; Godinho, Celeste,Foi desenvolvido o diagnóstico de situação, mediante o Perfil e o Plano local de Saúde da Unidade de Saúde Pública do ACES Lezíria, que alertam para uma prevalência de determinantes de risco de tumores do cólon do reto e doenças cerebrovasculares associados com a alimentação e baixa literacia em saúde. Com a USP foi desenvolvido um projeto denominado “Promoção da literacia em Saúde – Leitura dos rótulos alimentares”, junto das ajudantes de lar de idosos, grupo alvo com o qual esta unidade já se encontrava a intervir. O objetivo do projeto foi capacitar para a leitura do rótulo alimentar, mediante intervenções de educação para a saúde, com o contributo do Modelo de Promoção da Saúde de Pender e o recurso à metodologia do Planeamento em Saúde. A revisão sistemática da literatura através da metodologia PI[C]O evidenciou a importância da intervenção por parte dos profissionais de saúde, através de programas de promoção da saúde e da literacia na área da nutrição, considerando essencial fornecer ferramentas às pessoas ao nível da rotulagem e do marketing social. The situation diagnosis was developed according to the Local Public Health Unit (USP) of ACES Lezíria Local Profile and Plan. These alert towards a prevalence of risk factors like colon and rectum tumours and cerebrovascular diseases associated with eating habits and low health literacy. A project called “Promotion of Health Literacy – Reading Food Labels” was developed along with the USP, aiming towards the elderly home helpers, the target group in which this unit was already working with. The aim of this project was to enable the target group to read food labels, trough health education interventions, with the Pender’s framework for Health Promotion and the use of the Health Planning methodology. The systematic review of literature through the PI[C]O method highlighted the importance of the health professionals’ intervention. Made through health promotion programmes and literacy in the nutrition domain, considering essential to provide tools to people on the labelling and social marketing domains Keywords: literacy,