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O apoio financeiro das Fundações aos estudantes do ensino superior–avaliação do seu impacto na decisão de prosseguir estudos

dc.contributor.advisorJorge, Nuno
dc.contributor.authorDuarte, Edite Cristina Marques Lourenço
dc.date.accessioned2019-02-08T11:06:48Z
dc.date.available2019-02-08T11:06:48Z
dc.date.issued2018-12-19
dc.descriptionDissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2018pt_PT
dc.description.abstractAs medidas de apoio financeiro atribuídas pelas Organizações de Economia Social aos estudantes do ensino superior são de vital importância para estes estudantes e suas famílias. Numa pesquisa prévia, foi possível constatar que, em Portugal, não existem estudos sobre esta realidade e, portanto, esta investigação procura contribuir para o conhecimento sobre o impacto que estas medidas têm para os estudantes, na decisão de prosseguirem ou abandonarem os seus estudos. Os dados empíricos deste estudo foram obtidos através da aplicação de um questionário a 230 estudantes que frequentam Instituições de Ensino Superior em Portugal e que beneficiaram destes apoios, concedidos pelas quatro Fundações que colaboraram no trabalho. Foram ainda realizadas três entrevistas aos responsáveis pela atribuição dos referidos apoios nas fundações, no sentido de aprofundar o conhecimento da temática em estudo. Entre outras conclusões, os resultados sugerem que os tipos de apoios concedidos por estas organizações, referentes a bolsas de estudo, bolsas de investigação e prémios escolares, têm como objetivo principal apoiar na prossecução dos estudos, melhorando a formação do cidadão, premiando a excelência e estimulando a investigação. Estes apoios são de toda a importância, devido à incapacidade das famílias para suportar a totalidade das despesas com a frequência do ensino superior, e o apoio do Estado é também insuficiente para fazer face aos custos totais que os estudantes suportam. Neste contexto, o tema desta investigação enquadra-se no Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social, pois, são muitas vezes estas organizações, e em particular as fundações, que permitem reduzir este desajustamento entre a comparticipação do Estado e/ou das famílias e as despesas dos estudantes com a frequência do ensino superior, reduzindo as situações de carência económica, e permitindo a continuação dos estudos. O que este estudo permitiu concluir foi que, não fosse a bolsa paga pelas Fundações incluídas na amostra, grande percentagem dos inquiridos não teria possibilidade de continuar a estudar, pelo que este tipo de apoio se revela determinante na prossecução / conclusão dos estudos.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationDuarte, E. (2018). O apoio financeiro das Fundações aos estudantes do ensino superior–avaliação do seu impacto na decisão de prosseguir estudos (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em:<http://hdl.handle.net/10400.15/2430>pt_PT
dc.identifier.tid202167488
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2430
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectMedidas de apoiopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectOrganizações de economia socialpt_PT
dc.subjectAbandono dos estudospt_PT
dc.titleO apoio financeiro das Fundações aos estudantes do ensino superior–avaliação do seu impacto na decisão de prosseguir estudospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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