Repository logo
 
Publication

A Evolução das Intenções Empreendedoras dos Estudantes Universitários em Portugal

dc.contributor.authorGaspar, Fernando
dc.date.accessioned2020-10-02T07:21:48Z
dc.date.available2020-10-02T07:21:48Z
dc.date.issued2019-11-15
dc.description.abstractResumo O empreendedorismo vem se assumindo uma questão importante para as autoridades económicas que procuram novas formas de aumentar o crescimento económico, a criação de emprego e a inovação (Palich & Bagby, 1995; Reynolds, Storey, & Westhead, 1994). Todos parecem concordar que o fomento do empreendedorismo e o aumento da criação de novas empresas é bom para a economia e para o desenvolvimento da sociedade, portanto, é um importante objetivo para os decisores políticos e económicos (Allen, 1986; Gartner, 2001; Palich & Bagby, 1995; Reynolds et al., 1994; Shane & Venkataraman, 2012). A verdadeira questão é como (Gartner, 2001). Como se consegue aumentar o empreendedorismo? Como podemos convencer as pessoas a assumir os riscos e as dores de criar uma startup? Na raiz do empreendedorismo e criação estão... as pessoas. Portanto, uma questão central neste projeto de pesquisa é a formação da intenção empreendedora, algo que a literatura frequentemente estuda (Liñán & Fayolle, 2015). Assume-se que a educação para o empreendedorismo pode ter um efeito positivo sobre as intenções empresariais (Gwija, Eresia-Eke, & Iwu, 2017), o que significa que as pessoas não nascem empresários e podem aprender os comércios deste trabalho (Gartner, 1988; Krueger, Reilly, & Carsrud, 2000). Supõe-se também que as universidades possam desempenhar um papel importante no desenvolvimento do empreendedorismo na sociedade (Nurmi & Paasio, 2007; San Tan & Ng, 2006). Talvez com este conhecimento em mãos será possível conceber estratégias para convencer as pessoas das vantagens do empreendedorismo e para fazê-los procurar oportunidades de negócios, seguindo outros estudos (Florin, Karri, & Rossiter, 2007).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3064
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://pt.ciem.pt/wp-content/uploads/2019/11/programa-SKYPE-1.pdfpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectIntenções empreendedoraspt_PT
dc.titleA Evolução das Intenções Empreendedoras dos Estudantes Universitários em Portugalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.title9.ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo CIEM 2019pt_PT
person.familyNameGaspar
person.givenNameFernando
person.identifier.ciencia-idA41E-62B8-CB9F
person.identifier.orcid0000-0002-0533-8129
person.identifier.ridA-2111-2011
person.identifier.scopus-author-id56533616900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication95a16b94-032c-45f6-8928-f1ca3ffa7f0c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery95a16b94-032c-45f6-8928-f1ca3ffa7f0c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
327.pdf
Size:
287.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format