Linhares, ElisabeteRebelo, AnaRibeiro, AnaFerreira, AnaOliveira, SaraMarques, Sofia2012-05-132012-05-132012-02Linhares, E., Rebelo,A., Ribeiro,A., Ferreira,A., Oliveira,S. & Marques,S. (2012)[poster]. As perceções de alunos do 1.º CEB sobre a atividade científica e os cientistas: um estudo com recurso ao desenho. Congresso da UIIPS “Investigação e Desenvolvimento no IPS”, Santarémhttp://hdl.handle.net/10400.15/621O presente estudo foi realizado com o objetivo de determinar as ideias que as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) têm sobre os cientistas e a sua atividade. O recurso ao desenho pretendeu responder ao problema colocado. O desenho é uma das formas através das quais a simbologia da criança se expressa e se vai construindo. A criança, por norma, desenha menos o que vê e mais o que sabe sobre o que vai desenhar, daí terem sempre perceções subjetivas. À medida que vão adquirindo mais conhecimentos, progridem no desenho, ou seja, representam os seus conhecimentos e/ou as suas interpretações sobre um dado contexto (Barbosa-Lima & Carvalho, 2008). Os meios de comunicação que propagam imagens estereotipadas e distorcidas dos cientistas influenciam o conhecimento que as crianças possuem acerca dos cientistas e da sua atividade (Kosminsky & Giordan, 2002; Melo & Rotta, 2010). A deteção de conceções deturpadas sobre ciência e sobre os cientistas constitui-se como essencial para se conseguir desenvolver uma melhor literacia científica na sociedade em geral e, para que se desenvolvam cidadãos mais e melhor informados (Afonso, 2008).porCiências da educaçãoCiênciaCientista1ºciclo do EBAs perceções de alunos do 1.º CEB sobre a atividade científica e os cientistas: um estudo com recurso ao desenhoconference object