Colaço, Susana2021-04-032021-04-032013-12-06http://hdl.handle.net/10400.15/3444A Educação Estatística tem merecido alguma atenção nos últimos anos, com particular ênfase no desenvolvimento da literacia estatística nos alunos. Este artigo apresenta uma experiência de ensino que segue uma abordagem exploratória realizada numa turma do 2ºano de escolaridade com 24 alunos. Tratase de um estudo qualitativo e interpretativo cujo objetivo é compreender como é que a partir de uma questão inicial, os alunos realizam a recolha, a organização e a análise dos dados. O trabalho apresentado neste artigo pretende acima de tudo identificar as principais dificuldades dos alunos e compreender em que medida o contexto real poderá ser ou não facilitador em todo este processo. Os resultados mostram que os alunos apresentam algumas dificuldades na representação dos dados utilizando gráficos mas, quanto à análise dos dados, os alunos, na maioria das vezes, conseguem ler e interpretar os dados apresentados. O facto dos dados remeterem para um contexto real parece facilitar a realização da tarefa mas, por outro lado, proporciona a existência de interpretações erradas dos dados, muitas vezes provenientes da própria vivência dos alunos.Statistics Education has received some attention in recent years, with particular emphasis on the development of statistical literacy in students. This paper presents a teaching experiment that follows an exploratory approach performed in a class of 2nd grade students. This is a qualitative and interpretative study whose goal is to understand how from an initial matter, students undertake the collection, organization and analysis of data. The work presented in this paper aims above all to identify the main difficulties of the students and to understand to what extent the real context may or may not be a facilitator in this process. The results show that students have difficulties in representing the data using charts but, as the analysis of the data, the students, in most cases, can read and interpret the data presented. The data that refer back to a real context may facilitate carrying out the task but on the other hand, provides the existence of erroneous interpretations of data, often from students’ own experience.porliteracia estatísticaInvestigação estatísticagráficosstatistical literacystatistical investigationgraphsRecolha, organização e análise de dados nos primeiros anos de escolaridadeconference object