Fernandes, EsmaelSousa, InáciaSilva, Antónia Luisada Mata, LeonildaCampos, NelsonVasconcelos, AlbertoRosa, Adelina2024-10-102024-10-102016Fernandes E., Sousa I., Silva A.L., da Mata L., Campos N.& Vasconcelos A. (2016) Metodologia do ensino da língua portuguesa: Guia de formação inicial. Escola superior de Educação.http://hdl.handle.net/10400.15/4963O documento que agora se apresenta pretende servir de suporte para a atividade dos formadores responsáveis pela formação de professores no âmbito do ensino da Língua Portuguesa da 1.ª à 6.ª classes, em São Tomé e Príncipe. É um documento que procura responder às necessidades reais e contextualizadas de formação neste domínio. Trata-se, por isso, de um documento que, tomando como base as orientações programáticas para o ensino da Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, as quais determinaram a organização dos capítulos da Parte III, procura também alargar o conhecimento dos professores e levá-los a refletir sobre outros tópicos que se relacionam com o ensino do português como língua de escolarização e que a investigação e a experiência de formação reconhecem, hoje em dia, como importantes para o sucesso do trabalho de professores e alunos neste domínio. Assim, na Parte I do documento, abordam-se aspetos gerais da gestão curricular da disciplina de Língua Portuguesa, com particular destaque para a temática da planificação da ação docente.porrepublica democrática de são tomé e príncipeguiãoMetodologia de ensinolíngua portuguesaescola superior de educaçãoMetodologia do ensino da língua portuguesa: Guia de formação inicialbook