Spínola, AnaReis, Alcinda2018-01-312018-01-312017-10-27Reis, Alcinda; Spínola, Ana.(2017). Construir competências culturais com estudantes de enfermagem. (apresentação em congresso): Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade; CEMRI/UAb.http://hdl.handle.net/10400.15/2083Introdução: A prática clínica dos enfermeiros com famílias imigrantes apresenta dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação despoleta a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes. Na investigação desenvolvida identificaram-se elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, promotores da adesão e continuidade aos cuidados. Objetivo: analisar a construção de competências culturais nos estudantes do 1º ciclo, partindo de situações estímulo em sala de aula – narrativas de enfermeiros. Método: estudo qualitativo e etnográfico; técnicas de recolha de dados: narrativas, observação participante, grupos de discussão e entrevistas. Mobilizou-se o estudo de caso-análise em contexto de sala de aula, enquadrado por narrativas produzidas por enfermeiros – situações-estímulo. Utilizou-se instrumento de colheita de dados para avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011) – LEARN (Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate), para a sua análise e discussão. Resultados: emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. Conclusões: Estratégia facilitadora das competências culturais nos estudantes, fornecendo orientações e objetivos a atingir em ensino teórico e ensino clínico, para promoção da saúde com famílias de imigrantes.porImigrantes e emigrantescompetência culturalpromoção da saúdeestudantes de enfermagemConstruir competências culturais com estudantes de enfermagemconference object