Mercê, CristianaDavids, KeithCatela, DavidBranco, Marco A. C.Correia, VandaCordovil, R.2024-02-122024-02-122022-11Mercê, C., Davids, K., Catela, D., Branco, M., Correia, V., & Cordovil, R. (2022). Aprender a ciclar: bicicleta de equilíbrio ou com rodas de treino? Resultados de uma intervenção de 2 semanas. In V. Correia, E. Pereira, J. Carvalho & R. Minhalma (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XV (pp. 43-48). Escola Superior de Educação e Comunicação-Universidade do Algarve.978-989-9127-12-8http://hdl.handle.net/10400.15/4757O presente estudo visou investigar se aprender a andar de bicicleta (ciclar) na infância pode ser moldado pelo constrangimento da tarefa relativo ao tipo de bicicleta de aprendizagem, i.e., bicicleta de equilíbrio (BE) e com rodas laterais (BRL). Participaram no programa Learning to Cycle 25 crianças (entre 3-7 anos, M=6,08±1,19 anos) que não sabiam ciclar previamente, divididas em 2 grupos. Um grupo treinou com a BE e o outro com a BRL. A aquisição do ciclar autónomo foi avaliada com base em marcos de ciclar: (i) iniciar, (ii) pedalar em equilíbrio por pelo menos 10 metros consecutivos e (iii) travar. Para adquirir o ciclar autónomo o participante teria de atingir todos os marcos sem ajuda. Após 6 sessões de treino as crianças transitaram para a bicicleta tradicional, registando-se o número de dias que cada criança necessitou para adquirir cada marco. O programa teve uma taxa de sucesso de 88% para a aquisição do ciclar autónomo, com 100% no grupo da BE e 75% no da BRL. Os participantes da BE adquiriram todos os marcos, bem como o ciclar autónomo, mais rapidamente do que os da BRL. O número de dias necessários para o pedalar em equilíbrio foi associado positivamente ao índice de massa corporal. Não foi encontrada qualquer correlação com a competência motora. O programa Learning to Cycle foi eficaz na aprendizagem de ciclar para crianças a partir dos 3 anos de idade. O uso da BE em detrimento da BRL parece conduzir a uma aprendizagem mais eficaz e eficiente do ciclar autónomo.The present study aimed to investigate whether learning to ride a bicycle in childhood can be shaped by specificity of task constraints related to the type of learning bicycle used, i.e., a balance bicycle (BB) and one with lateral training wheels (BTW). 25 children (aged between 3-7 years, M=6.08±1.19 years) with no knowledge of cycling previously, participated in the Learning to Cycle program, divided into 2 groups. One group trained with the BB and the other with BTW. The acquisition of autonomous cycling was evaluated based on cycling milestones: (i) self-start, (ii) pedal in balance for at least 10 consecutive meters and (iii) brake. To acquire autonomous cycling the child would have to reach all the milestones without help. After 6 training sessions, the children transitioned to a traditional bicycle, and the number of days each child needed to acquire each milestone was recorded. The program had an 88% success rate for acquiring the autonomous cycling, with 100% in the BB group and 75% in the BTW. BB participants acquired all cycling milestones, as well being able to cycle autonomously, faster than BTW participants. The number of days required to achieve balance cycling was positively associated with body mass index. No correlation was found with participants’ motor competence. The Learning to Cycle program was effective for children from 3 years of age onwards to learn to cycle. The use of the BB rather than the BTW seems to lead to more effective and efficient learning to cycle autonomously.porciclar autónomoaprendizagem motoraconstrangimentos da tarefacriançasaffordancestransporte ativochildrentask constraintscycling autonomouslyactive travellingAprender a ciclar: bicicleta de equilíbrio ou com rodas de treino? Resultados de uma intervenção de 2 semanasLearning to cycle: balance bike or training wheels? Results from a 2-weeks bike-campbook part