Bernardino, MafaldaCatela, DavidBranco, Marco A. C.Mercê, Cristiana2025-04-132025-04-132023-11Bernardino,M., Catela,D., Branco,M. & Mercê,C. (2023). Efeito da intervenção com exercício físico em adolescentes com perturbações no desenvolvimento da coordenação (DCD): revisão sistemática. In M.J. Laagoa, D. Coutinho, C.Carvalho, J.O. Oliveira, J. Viana& G.Silva(Eds.). Estudos em desenvolvimento motor da criancaXVI,(367-373). ISBN 978-989-53655-5-5978-989-53655-5-5http://hdl.handle.net/10400.15/5752A perturbação no desenvolvimento da coordenação (DCD), é uma condição motora que afeta a capacidade de realizar habilidades motoras coordenadas grossas e finas, com impacto negativo significativo no dia a dia. O exercício físico (EF) ajuda a mitigar os efeitos negativos da DCD em crianças, porém não existe sistematização nesta área com a população adolescente. Esta revisão objetivou investigar quais os efeitos do EF em adolescentes com DCD. A pesquisa foi realizada na PubMed, e a avaliação da qualidade através da escala de PEDro. Foram selecionados 5 artigos, que evidenciaram efeitos significativos do EF na competência motora em adolescentes com DCD. O EF deve ser incluído nos hábitos de vida de adolescentes com DCD, preferencialmente através de programas, com uma duração mínima de 13 semanas, orientados por profissionais com qualificação adequada, para melhoria da competência motora e desenvolvimento das habilidades motoras.porPerturbação no desenvolvimento da coordenaçãoAdolescentesExercícioCompetência MotoraModelo de StoddenEfeito da intervenção com exercício físico em adolescentes com perturbações no desenvolvimento da coordenação (DCD): revisão sistemáticabook part