Correia, Marisa2015-12-062015-12-062015Correia,M. (2015). Investigação Criminal nas Aulas de Física e Química. In Casa das Ciências: Recursos.Web site: http://www.casadasciencias.org/cc/redindex.php?idart=303&gid=39723769http://hdl.handle.net/10400.15/1362A ciência forense tem ganho um enorme destaque nos últimos anos com a proliferação de programas de televisão, documentários e filmes. Assim, a implementação de uma estratégia didática com recurso ao tema da química forense constitui uma oportunidade de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos e fomentar uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos científicos. A atividade de investigação e de discussão compreende a pesquisa bibliográfica, o recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o trabalho laboratorial, o tratamento de resultados e a sua discussão. A implementação nas aulas de ciências deste tipo de atividade promove o desenvolvimento de capacidades inerentes ao trabalho científico, nomeadamente: a colocação de questões; a planificação e execução de experiências; a análise e interpretação de dados; o uso das TIC; o trabalho colaborativo; a formulação de explicações; a argumentação a partir da evidência; e a avaliação e comunicação da informação (Osborne, 2014; NRC, 2012). (...)porciências físico-químicas.3.º ciclo do ensino básico.8.º ano de escolaridadeInvestigação Criminal nas Aulas de Física e Químicaother