Nunes, JoanaD´Oliveira, MafaldaRucha, RaquelFerro, VâniaCavadas, BentoLinhares, ElisabeteBranco, Neusa2022-07-262022-07-262022http://hdl.handle.net/10400.15/4042A manutenção do equilíbrio dos oceanos é um desafio comum a várias nações do mundo, encarando-se como uma prioridade de ação por estes constituírem uma chave para o futuro (Parlamento Europeu, 2018). As escolas podem contribuir para esse desafio devido ao seu papel no desenvolvimento de competências dos alunos, levando-os a serem capazes de tomar decisões conhecedoras e prudentes em relação aos oceanos e aos seus recursos (Sea Change, 2015). No âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais II e Didática da Matemática II do curso de Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, da Escola Superior de Educação de Santarém, foi implementada a proposta de trabalho CreativeLab_Sci&Math | BAD Plastics (Linhares & Cavadas, 2018), com o objetivo de contribuir para a formação das futuras professores sobre as causas, consequências e medidas de remediação da poluição por plástico e microplástico no meio ambiente.porplásticospoluiçãoinquiry-based learningciênciasmatemáticaBAD Plastics | Relato de uma atividade IBL sobre a problemática dos plásticosother