Barroca, CéliaTeixeira, Teresa Sofia Gameiro Fernandes2019-08-212019-08-212019-07-03202272745http://hdl.handle.net/10400.15/2678Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Este estudo está dividido em dois capítulos, o primeiro capítulo contempla a análise, e a reflexão sobre as aprendizagens das práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito dos estágios da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo é contemplada a componente investigativa, e os instrumentos utilizados: observação, registos diários, conversas informais, questionários e entrevistas, sendo apresentados dois estudos: o primeiro, exploratório, de natureza qualitativa, realizado através de entrevistas a uma Educadora de Infância, a uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico e a uma psicóloga educacional e contadora de histórias para as crianças. O segundo de natureza qualitativa, realizado através de um questionário, submetido a 10 educadores de infância e 10 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas da cidade de Santarém. Pretendendo-se com estes dois estudos aferir a importância dada às expressões artísticas na prática educativa em contexto de Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB.This research report was carried out within the scope of the Masters Degree of Preschool and Primary Education at the Higher School in the Instituto Politécnico de Santarém. This study is divided in two chapters, the first chapter contemplates the analysis, and the reflection on the learning of the pedagogical practices developed in the scope of the practices of the Supervised Teaching Practice. The second chapter covers the investigative component, and the instruments used: observation, daily records, informal conversations, questionnaires and interviews. Two studies were presented: the first of a quantitative nature, carried out through a questionnaire, submitted to 10 childhood educators and 10 teachers of the 1st Cycle of Basic Education of a grouping of schools in the city of Santarém; The second, exploratory, of a qualitative nature, carried out through interviews with a Childhood Educator, a Teacher of the 1st Cycle of Basic Education and an educational psychologist and storyteller for children. The aim of these two studies is to assess the importance given to artistic expressions in the educational practice in the context of Pre-School and teaching of the 1st CEB.porartearte na educaçãoexpressões artísticas e físico-motorasaprendizagempapel do(a) educador(a) e professor(a)linguagens Artísticasartart in educationartistic and physical-motor expressionslearningrole of the educator and teacherartistic languagesArte na educação: práticas e reflexõesmaster thesis202272745