Correia, MarisaBeirante, DavidSerrão-Arrais, AnaCatela, DavidSantos, RaquelClara Martins, MariaGalinha, Sónia Maria Gomes AlexandreLuís, HelenaDias, IsabelRamos, LilianaPortelada, AntónioSimões, VeraPinto, PaulaFranco, SusanaFerreira, Maria ReginaRibeirinha, Teresa2024-10-052024-10-052024-10-11Correia, M., Beirante, D., Serrão-Arrais, A., Catela, D., Santos, R., Martins, M. C., Galinha, S., Luís, H., Dias, I., Ramos, L., Portelada, A., Simões, V., Pinto, P., Franco, S., Ferreira, R., & Ribeirinha, T. (2024). Educação STEAM outdoor: perceções dos docentes e oportunidades de formação. Revista Interacções, 20(68), 1–26.1646-2335http://hdl.handle.net/10400.15/4958A educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a ludomotora, expressiva e de bem-estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.STEAM education (Science, Technology, Engineering, Arts/Humanities and Mathematics), combined with the outdoor environment, can promote the integral and harmonious development of children and youth, since significant learning is expected, and the adoption of healthy lifestyles is encouraged. The main aims of this study were to assess the perceptions of kindergarten and 1st and 2nd cycle teachers in a school cluster, in Portugal, about the pedagogical use of outdoor spaces, and to identify the skills and training needs that they consider essential for implementing the STEAM outdoor approach. Using a mixed methods approach, data was collected from an interview (N= 8) and a questionnaire (N= 49), developed and validated for this purpose. The results suggest that teachers perceive the outdoor spaces of their schools as places with pedagogical potential for implementing the STEAM approach, with the most prevalent dimensions being play, expression and well-being. However, there was a low frequency of curricular articulation activities involving two or more STEAM areas in these spaces, which can be explained by the length and rigidity of the curriculum and the reduced flexibility of subject timetables. In addition, educators see training in the pedagogical use of outdoor spaces, changing practices, and promoting interdisciplinary collaboration as essential. Although the majority lack training in this area, there is a willingness to participate in training programs. Therefore, it is imperative to provide training opportunities to leverage the pedagogical potential of outdoor spaces and outdoor STEAM education.poraprendizagem outdooreducação STEAMformação de educadores e professoresoutdoor learningSTEAM educationteacher trainingEducação STEAM outdoor: perceções dos docentes e oportunidades de formaçãojournal articlehttps://doi.org/10.25755/int.36206