Lopes, Ilídio TomásSantos, Fernando Dias2012-05-022012-05-022012-04-24http://hdl.handle.net/10400.15/610Dissertação, Mestrado, Gestão Pública, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2012A crescente responsabilização e exigência de transparência na gestão pública, a incapacidade da maioria das organizações em executar eficazmente a sua estratégia e a evidência de que a tomada de decisão não pode cingir-se apenas às medidas financeiras tem determinado o surgir de diversas abordagens à aplicação do Balanced Scorecard em organizações públicas. O Estudo do Caso da Escola Prática de Polícia assenta numa análise experimental e descritiva, alicerçado em técnicas de investigação qualitativas. Procurou-se identificar qual o modelo de avaliação de performance que mais se adequava às suas especificidades. Recorrendo à metodologia de inquérito por entrevista semiestruturada foi possível estruturar um modelo de Balanced Scorecard de aplicação restrita àquele estabelecimento de ensino. As conclusões do estudo apontam para a importância do recurso a um modelo de gestão que contemple a informação proveniente da contabilidade de gestão na definição de indicadores de desempenho.porBalanced ScorecardContabilidade de GestãoGestão PúblicaEscola Prática de PolíciaPortugalO balanced scorecard e a sua aplicação na Escola Prática de Políciamaster thesis201006901