Barbas, Maria PotesRodrigues, Susana Paula da Conceição Silva Coelho2025-03-032025-03-032025-02-13203904770http://hdl.handle.net/10400.15/5719Mestrado em Ciências da Educação/Administração EducacionalO presente estudo analisa o impacto da formação proporcionada pelo Plano de Capacitação Digital de Docentes (PCDD) no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, na mudança das práticas letivas dos docentes de um Agrupamento de Escolas (AE) específico (questão de partida). A investigação, realizada no âmbito do mestrado em Ciências da Educação com especialização em Administração Educacional, procura compreender o impacto da formação contínua nas práticas pedagógicas, em particular na integração das tecnologias digitais na sala de aula. Além disso, propõe um projeto de intervenção para reforçar o papel da escola na definição do seu plano de formação. Foram formuladas as seguintes questões de investigação: • De que forma a formação contribuiu para a mudança na atividade profissional? • Qual o nível de confiança adquirido pelos formandos na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)? • Em que medida as aprendizagens da formação foram aplicadas à prática letiva? • Até que ponto esta formação incentivou os docentes a criarem os seus próprios recursos, passando de utilizadores a criadores? A metodologia adotada segue uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos para uma análise mais abrangente. Foram aplicados questionários a todos os docentes do agrupamento em estudo que participaram na capacitação digital (nos níveis N1, N2 e N3) nos anos letivos de 2020/21, 2021/22 e 2022/23. Além disso, foram realizadas entrevistas a uma amostra de docentes que frequentaram a formação, ao coordenador do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), aos Coordenadores de Departamento com assento no Conselho Pedagógico e ao Diretor de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE). O estudo revela uma evolução positiva nas práticas pedagógicas e nas metodologias dos docentes após a formação, alinhando-se com os objetivos do PCDD. Os resultados indicam um aumento significativo da confiança dos professores para utilizarem tecnologias digitais, em contexto de sala de aula, e uma tendência para a criação e partilha de recursos digitais próprios. O estudo reforça ainda a importância de alinhar a formação com as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), assegurando a pertinência e adequação das práticas educativas. Apesar dos resultados encorajadores, destaca-se a necessidade de um investimento contínuo na formação, para garantir um impacto duradouro. Assim, a elaboração de um plano de formação torna-se essencial, devendo este basear-se na identificação das necessidades formativas em reuniões de departamento e grupos disciplinares, bem como na definição de objetivos claros e relevantes.The present study analyses the impact of the training provided by Plano de Capacitação Digital de Docentes (PCDD) (Digital Training Plan for Teachers) under the Plano de Ação para a Transição Digital (Digital Transition Action Plan) on transforming teaching practices within a specific School Cluster (SC) (starting question). Conducted as part of a master’s degree in educational sciences with a specialisation in Educational Administration, this research seeks to understand the effect of continuous professional development on pedagogical practices, particularly regarding the integration of digital technologies in the classroom. Furthermore, it proposes an intervention project aimed at strengthening the school's role in defining its training plan. The following research questions were formulated: - How has the training contributed to changes in professional practice? - What level of confidence did the trainees acquire in using ICT? - To what extent were the lessons learnt in the training applied to teaching practice? - To what extent has this training encouraged teachers to create their own resources, moving from being users to creators? The methodology adopted follows a mixed approach, combining quantitative and qualitative methods for a more comprehensive analysis. Questionnaires were administered to all the teachers in the study group who participated in the digital training (at levels L1, L2, and L3) during the academic years 2020/21, 2021/22, and 2022/23. Additionally, interviews were conducted with a sample of teachers who attended the training, with a PADDE coordinator, Department Coordinators who sit on the Pedagogical Council, and a Director of a Teacher Training Centre. The study reveals a positive evolution in teachers’ pedagogical practices and methodologies following the training, in line with the objectives of the PCDD. The results indicate a significant increase in teachers’ confidence in using digital technologies in the classroom, along with a tendency to create and share their own digital resources. The study further underscores the importance of aligning the training with Essential Learning and Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) (Profile of Students at the End of Compulsory Education), ensuring that educational practices remain both relevant and appropriate. Despite the encouraging results, the need for continuous investment in training is emphasised to guarantee a lasting impact. This investment should be based on identifying training needs in departmental and subject group meetings, as well as defining clear and relevant objectives.porcapacitação digital de docentespráticas letivasformação contínua de professorescompetências digitaisplano de formaçãoDigital Teacher TrainingTeaching Practicescontinuous professional developmentdigital competencestraining planObservação Interpares: principais desafiosCapacitação digital de docentes, práticas letivas, formação contínua de professores, competências digitais, plano de formação.master thesis