Gaspar, Fernando C.Lucas, Marisa Neto2019-05-152019-05-152019-04-02Lucas, M. (2019). Estudo exploratório dos critérios de decisão de compra do consumidor ao adquirir azeite no retalho. (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em:<http://hdl.handle.net/10400.15/2552>http://hdl.handle.net/10400.15/2552Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2019A presente dissertação tem como objetivo determinar os atributos do azeite com maior influência no processo de escolha do consumidor. Focaliza-se na questão de pesquisa: “No mercado nacional, quais são os critérios de decisão de compra com a maior influência no processo de escolha do consumidor?” Numa primeira fase a metodologia consistiu na recolha de dados qualitativos, através de entrevistas exploratórias junto de vários produtores, e de seguida criou-se um questionário com uma escala comparativa. O presente estudo concluiu que o consumidor português de azeite é essencialmente constituído pelo género feminino, estando entre 31 e 40 anos, é licenciado, de classe social e económica média e média-alta, vive em cidades de pequena dimensão e em vilas e aldeias. Os atributos mais relevantes para os consumidores são: o tipo de azeite, a região de origem, ser de origem nacional e o preço. Este estudo pretende ser um contributo para melhorar a compreensão do consumidor no momento de aquisição do azeite. Assim, os produtores, poderão ter um melhor ponto de partida para decidir as estratégias de preços, embalagem, distribuição e comunicação.porAtributos do azeiteEscolha do consumidorCritérios de compraEstudo exploratório dos critérios de decisão de compra do consumidor ao adquirir azeite no retalhomaster thesis202249263