Padinha, VitorNegreira, João Pedro Silvério2025-06-152025-06-152025-05-30203954670http://hdl.handle.net/10400.15/5796Dissertação para obtenção do grau de mestre em Desporto - Atividades desportivas para criançasEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio, inserida no 2º ano do Mestrado em Treino Desportivo. O estágio foi realizado durante a época desportiva 2022/2023, com intervenção direta como treinador-analista de uma equipa de Juvenis B – Sub-16, integrado no Departamento de Análise e Observação do clube. Na primeira parte do documento irão ser abordados todos os temas referentes à intervenção do estagiário, assim como os seus objetivos, o seu enquadramento, as suas tarefas e as suas reflexões no tempo que passou na Entidade Acolhedora. As competências e aprendizagens adquiridas neste momento foram imensuráveis. Na segunda parte, será apresentado um estudo aplicado durante o contexto de estágio. O estudo passou pela caracterização do processo de reflexão de cinco treinadores de futebol de um centro de formação de elite. Este estudo, realizado através de entrevistas semiestruturadas e de uma análise de conteúdo, permite acrescentar conhecimento e exemplos de treinadores de topo sobre a forma como refletem. Os treinadores mencionaram que não utilizam ferramentas ou bases teóricas para refletir, preferindo a sua experiência. Quando refletem, todos avaliam os seus jogadores e ainda a si próprios. Para além disso, procuram sempre comparar se a sua operacionalização está de acordo com o que planearam. Os treinadores optam por reflexões mais informais e acima de tudo, este processo de reflexão deve ser pessoal e subjetivo.This report was carried out within the scope of the internship curricular unit, included in the 2nd year of the Masters in Sports Training. The internship was carried out during the 2022/2023 sports season, with direct intervention as analyst-coach of an Under-16 team, integrated into the club's Analysis and Observation Department. The first part of the document will cover all topics related to the intern's intervention, as well as his objectives, his framework, his tasks, and his reflections on the time he spent in the club. The skills and learning acquired at that moment were immeasurable. In the second part, a study applied during the internship context will be presented. The study involved characterizing the reflection process of five football coaches from an elite training center. This study, carried out through semi-structured interviews and content analysis, allows us to add knowledge and examples from top coaches on how they reflect. The coaches mentioned that they do not use tools or theoretical bases to reflect, preferring their experience. When they reflect, everyone evaluates their players and even themselves. Furthermore, they always try to compare whether their operationalization is in line with what they planned. Coaches prefer more informal reflections, and above all, this reflection process must be personal and subjective.porfuteboltreinador-analistaestágioreflexãofootballanalyst-coachinternshipreflectionIntervenção como treinador-analista estagiário numa equipa de futebol juvenis B Sub-16 em campeonato nacionalmaster thesis