Guimarães, António MesquitaCaixinha, Liliana Isabel Ferreira2017-08-222017-08-222015-02-11http://hdl.handle.net/10400.15/1870Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-escolarEste relatório final intitula-se as Finalidades das áreas da Sala de Jardim de Infância, com o qual procuro compreender a importância da organização deste espaço e como influencia as experiências e aprendizagens que as crianças viverão ao longo do percurso pré-escolar. Para tal, recorri a suportes bibliográficos, onde se incluem compêndios, periódicos, artigos, sites e monografias, os quais abordam conteúdos como métodos de investigação, modelos educativos, organização do espaço escolar, pedagogia e psicologia. Com a investigação comprovei como a organização da sala é essencial. Esta é a síntese dos modelos educativos escolhidos pelo educador, devendo proporcionar bem-estar e conforto a quem dela usufrui, tendo sempre em mente as várias áreas curriculares. Ainda, com o estágio, reforcei a minha consciência sobre o papel do educador, que deve ser sempre atento e reflexivo, unindo a teoria à prática. Esta fusão conceder-lhe-á o conhecimento necessário para estruturar a sala.This final report is entitled “The Purpose of the kindergarten Room areas”, in which I try to understand the importance of organizing this space and how it influences the experiences and learnings that children will live throughout the preschool path. To this end, I resorted to bibliographic supports, which include textbooks, journals, articles, websites and monographs, which address content as research methods, educational models, school space organization, pedagogy and psychology. With the research I confirmed that the room organization is essential. This is the summary of educational models chosen by the educator, it should provide well-being and comfort to anyone who enjoys, always keeping in mind the various curriculum areas. Furthermore, with the internship I reinforced my awareness of the educator role, who must always be aware and reflective, linking theory to practice. This merging will grant the necessary knowledge to structure the room.porjardim-de-infânciaorganização da salamodelos educativosinvestigaçãoeducadorkindergartenroom organizationeducational modelsresearcheducatorFinalidade das áreas da sala de jardim de infânciamaster thesis201152134