Baptista, MónicaFerreira, SílviaCorreia, MarisaContente, José2024-02-282024-02-282023-12Baptista, M., Ferreira, S., Correia, M., & Contente, J. (2023). Práticas inovadoras na área das ciências. In A. Lopes, A. Lobo, A. Sérgio & F. Candeias (Orgs.), DICA: Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender – 2023 (pp. 230-241). Conselho Nacional de Educação.2975-9951http://hdl.handle.net/10400.15/4787Esta narrativa tem como objetivo apresentar exemplos de práticas inovadoras na área das ciências, a partir do caso do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto e do Agrupamento de Escolas do Gavião, alinhadas quer com a investigação recente nesta área, quer com os documentos curriculares. Essas práticas tiveram em comum três princípios: a relevância da contextualização do ensino, a relevância da aprendizagem baseada em investigação, e a relevância da integração inter/transdisciplinar de várias disciplinas. Ao longo da narrativa, colocamos em evidência exemplos ilustrativos sobre o modo como estas práticas foram desenvolvidas e concretizadas, nos dois agrupamentos de escolas, apresentando os seus contributos para a promoção das aprendizagens dos alunos e o desenvolvimento de diversas competências, como são exemplo planear e levar a cabo uma investigação, comunicar resultados aos colegas e à comunidade.poreducação em ciênciascontextualização do ensinoaprendizagem baseada em investigaçãointegração inter/transdisciplinarPráticas inovadoras na área das ciênciasjournal article