DA SILVA, Ana2021-02-272021-02-272020Da Silva, Ana (2020) “Animação da escrita, histórias em emergência e ‘a cruel pedagogia do vírus’.”, Revista Medi@ções da Escola Superior de Educação de Setúbal, pp. 64-84, Vol. 8, n. º 1. Disponível em: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/258/pdf1647-3078http://hdl.handle.net/10400.15/3398Este escrito convida-te a descobrir o Projeto Vamos Cozinhar Histórias e a refletir, a partir da prática, sobre potencialidades da animação da escrita criativa em tempos de pandemia, propícios à proliferação de animações da leitura online e webinares que pouco promovem a desejável interação humana, ainda que a distância, ou processos de criação coletiva, ainda que no ciberespaço, assentes na crença de um mundo mais justo, mais inclusivo, solidário, criativo, mais lúdico, mais ineditamente viável face às crises e quarentenas permanentes. Um mundo que dê às crianças a possibilidade de serem monstros de todas as cores, ir lá onde vivem os monstros e, à noite, voltar para o seu quarto, mais bem preparadas para não ter medo de outros monstros bem mais terríveis e perigosos.This writing invites you to discover the Let's Cook Stories Project and to reflect, from practice, on the potential of creative writing cultural development in times of pandemic, favourable to the proliferation of reading of books online and webinars that barely promote the desirable human interaction, yet at a distance, or collective creation processes, although in cyberspace, based on the belief of a more just, more inclusive, solidary, creative, more playful world, more unprecedentedly viable in times of crises and permanent quarantines. A world that gives children the possibility to be monsters of all colours, to go where monsters live and, at night, to return to their room, better prepared to not be afraid of other monsters far more terrible and dangerous.poranimação socioculturalhistóriasescrita criativalivroscozinhavírussocio and cultural developmentstoriescreative writingbookscuisinevirusAnimação da escrita, histórias em emergência e "a cruel pedagogia do vírus"journal article