Hamido. GracindaEsteves, Ana Margarida Branco2023-11-262023-11-262023-11-03203388321http://hdl.handle.net/10400.15/4579Mestrado em Educação Pré-EscolarA realização deste estudo foi baseada em observações e experiências vividas nos estágios de Creche e Jardim-de-Infância, desenvolvidos a partir da unidade curricular de Estágio em Educação de Infância, que integra o Mestrado em Educação Pré-Escolar. O presente relatório tem como objetivo a reflexão sobre a importância da ludicidade no processo ensino-aprendizagem. As atividades lúdicas são uma forma de aprendizagem, pois além de promover a relação entre as crianças, também são essenciais para o seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. A metodologia deste projeto enquadra-se no paradigma interpretativo, constituindo-se como uma investigação qualitativa inspirada na abordagem de investigação-ação. Foi essencial a seleção das ferramentas, no que diz respeito à recolha de informação. Destaca-se a observação participante, as notas de campo, o registo fotográfico e a análise bibliográfica que serviu de base à reflexão sobre o enquadramento teórico e os seus contributos para a praxis. Irei descrever a importância e as potencialidades que as atividades lúdicas têm no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Terei por base e fundamentação diversos autores que fundamentam teoricamente as informações descritas.This report is the result of the culmination of a year and a half of work carried out from experience gained during my academic career, focusing on the internships carried out within the scope of a Masters’ degree in Pre-School Education. This report aims to reflect on the importance of playfulness in teaching-learning. Playful activities are a form of learning; in addition to promoting the relationship between children, they are essential for their social, emotional and cognitive developmental needs. The methodology of this project fits into the interpretative paradigm, guided by a qualitative investigation and inspired by the action-research approach. The selection of tools was essential in the data collection. The participant observation, field notes, photographic record and bibliographical analysis, will be highlighted, which served as a basis for consideration on the theoretical framework and its contributions to praxis. I will describe the importance and potential that ludic activities have in the teaching and learning process in early childhood education. It will be based on and substantiated by several authors who theoretically validate the information described.poreducação pré-escolaratividade lúdicabrincarprocesso de ensino-aprendizagempreschool educationludic activityplayteaching-learning processA importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolarmaster thesis203388321