Cardoso, Maria InêsCoceição, Joana Filipa CardosoCorreia2025-08-192025-08-192025-07-24203987179http://hdl.handle.net/10400.15/5859Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio decorre da prática pedagógica realizada no âmbito do Mes-trado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e cons-titui-se por três partes. A primeira parte foca-se nos estágios realizados no decorrer dos mo-mentos da Prática de Ensino Supervisionada (PES), nas valências de Creche, Jardim de In-fância (JI) e 1.º CEB. Nela salientam-se as principais características dos diferentes contextos e grupos de crianças, bem como algumas atividades desenvolvidas e as aprendizagens que delas resultaram. A segunda parte centra-se na componente investigativa, contemplando um estudo sobre as práticas de iniciação à leitura e à escrita nas primeiras idades, isto é, em contextos de EPE e 1.º CEB. O estudo realizado tem como base um estudo multicasos de vertente qualitativa, uma vez que resulta da análise comparativa entre diferentes práticas, tendo nós procurado compreender o comportamento e as experiências relatadas, bem como os processos através dos quais os educadores/professores constroem significados. Os dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas a docentes que assumiram experiência na temática em estudo foram sujeitos a uma análise que indica que, tanto em contexto de EPE como de primeiro ciclo, as crianças são envolvidas em atividades de leitura e escrita e expos-tas a vários tipos de textos diariamente, através do uso de metodologias diversificadas e ajus-tadas à idade e ao desenvolvimento das crianças.This internship report is based on the pedagogical practice carried out within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and is structured into three parts. The first part focuses on the internships completed during the Supervised Teaching Practice (STP) periods in Nursery, Kindergarten, and the 1st CBE. It highlights the main characteristics of the different contexts and groups of children, as well as some of the activities developed and the learning outcomes derived from them. The second part centers on the investigative component, presenting a study on early reading and writing practices in early childhood education and the 1st Cycle of Basic Education. The study is based on a multi-case qualitative approach, as it results from a comparative analysis of different practices. We sought to understand the behavior and reported experiences, as well as the processes through which educators/teachers construct meaning. The data obtained through semi-structured interviews with teachers experienced in the subject were analyzed, indicating that, in both preschool and primary education contexts, children are engaged in reading and writing activities and exposed to various types of texts daily. This is achieved through the use of diverse methodologies adapted to the children's age and developmental stage.porpráticas pedagógicasiniciação à leitura e à escritaeducação pré-escolar1.º CEBpedagogical practicesearly reading and writingpreschool education1st CycleA iniciação à leitura e à escrita nas primeiras idades: práticas em contextos de educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básicomaster thesis