Cavadas, BentoBranco, Neusa2025-02-142025-02-142024-06Branco, N., & Cavadas, B. (2024). Abelhas STEM: trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências para a exploração da forma do favo. Educação e Matemática, 173, 2-5. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/29832795-4730http://hdl.handle.net/10400.15/5702Em 2021, no número 159 da Revista Educação e Matemática, publicámos um artigo intitulado Abelhas STEM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências no 2.º ciclo (Cavadas et al., 2021). Nesse artigo foi apresentado o relato de uma proposta de trabalho interdisciplinar, envolvendo a Matemática e as Ciências Naturais, que consistiu na exploração das características dos alvéolos de um favo (figura 1), baseada numa análise a duas dimensões, de modo a serem identificadas as vantagens da forma hexagonal que se observa nos alvéolos. Essa proposta de trabalho foi concretizada com alunos do 2.º ciclo. O presente artigo centra-se na segunda parte da proposta de trabalho Abelhas STEM, dando assim continuidade ao anterior. É agora apresentada a exploração da forma tridimensional dos alvéolos, para se melhor compreender a estrutura do favo.porabelhastrabalho STEMestrutura do favoAbelhas STEM: trabalho interdisciplinar entre a matemática e as ciências para a exploração da forma do favojournal