Branco, NeusaLuís, HelenaGomes, Patrícia Alexandra Aranha2024-07-282024-07-282024-07-02203661680http://hdl.handle.net/10400.15/4912Mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório de estágio está enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Santarém, pertencente ao Instituto Politécnico de Santarém. Assim, surge na sequência da prática realizada nos contextos de creche e jardim de infância. O relatório contempla duas partes. A primeira tem como principal finalidade a reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens adquiridas e práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de creche e de jardim de infância. A segunda parte apresenta a componente investigativa que tem como objetivo identificar os contributos da integração de elementos naturais no ambiente educativo da educação pré-escolar para o processo de aprendizagem em matemática. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa e interpretativa, envolvendo observação direta, registos escritos e registos fotográficos dos trabalhos das crianças. Os resultados evidenciam que a utilização de elementos naturais, como materiais manipuláveis não estruturados, em todas as propostas pedagógicas proporcionaram a oportunidade das crianças explorarem conceitos matemáticos, permitindo ligar a matemática com a vida do quotidiano, nomeadamente, fomentando a contagem, a classificação e seriação, a adição, a exploração de grandezas como o comprimento, a cardinalidade de conjuntos, de figuras geométricas mais familiares para as crianças e a resolução de problemas. Ao mesmo tempo estimularam a sua criatividade, imaginação e a exploração do meio envolvente, mais precisamente, dos elementos naturais que este oferece.This internship report is part of the Supervised Teaching Practice of the Master’s Degree in Pre-School Education, at the Santarém School of Education, part of the Santarém Polytechnic Institute. It follows on from the practice carried out in the nursery and kindergarten contexts. The report has two parts. The main purpose of the first part is to provide a critical and reasoned reflection on the Learning acquired and the teaching practices developed in the nursery and Kindergarten contexts. The second part presents the research component, which aims to identify the contributions of integrating natural elements into the educational environment of pre-school Education to the learning process in mathematics. The study followed a qualitative and interpretative approach, involving direct observation, written records, and photographic records of the children’s word. The results show that the use of natural elements, such as unstructured manipulative materials, in all the pedagogical proposals gave the children the opportunity to explore mathematical concepts, allowing them to connect mathematics with everyday life, namely by encouraging counting, classification and sorting, addition, the exploration of quantities such as length, the cardinality of sets, geometric figures more familiar to the children and problem solving. At the same time, they stimulated their creativity, imagination and exploring of their surroundings, specifically the natural elements it offers.poraprendizagem da matemáticacriançaseducação outdooreducação pré-escolarelementos naturaismathematics learningchildrenoutdoor educationpreschool Educationnatural elementsOs elementos naturais na aprendizagem da Matemática: as potencialidades do ambiente educativo exteriormaster thesis203661680