Correia, MarisaFreire, Ana2022-06-102022-06-102009Correia, M. & Freire, A. (2009). Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo. Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciênciashttp://hdl.handle.net/10400.15/4017Nos últimos anos, resultados de investigações nacionais e internacionais têm apontado que a Educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade é um factor imprescindível para a melhoria da formação científica dos alunos e para o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania responsável. Atendendo a esta preocupação crescente, o Ministério da Educação pôs em acção um Programa de Formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico “Ensino Experimental das Ciências”, com o objectivo de promover o ensino experimental das Ciências neste nível de escolaridade. Considerou-se, deste modo, pertinente conhecer as perspectivas de professores acerca das finalidades do ensino experimental das ciências. Utilizou-se uma metodologia de orientação interpretativa. Participaram no estudo dez professoras pertencentes a escolas da região de Santarém que frequentavam o primeiro ano do programa de formação. A entrevista constituiu o instrumento de recolha de dados, procedendo-se à sua transcrição. A análise dos discursos dos professores evidencia diferentes perspectivas acerca do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que os professores valorizam mais finalidades do ensino experimental centradas no aluno, sobretudo a transversalidade de competências e o desenvolvimento de competências do domínio cognitivo, em detrimento das competências do domínio atitudinal e procedimental. As finalidades relacionadas com a construção da Ciência, a preparação dos alunos para a cidadania e a construção de conhecimentos científicos úteis e funcionais em diferentes contextos do quotidiano estão praticamente ausentes no discurso das participantes.porperspectivas de professoresfinalidades do ensino experimental das ciências no 1º CicloPerspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclojournal article