Monterroso, LigiaPires, Susete2025-01-022025-01-022024-07Pites. S. (2024). Gestão das emoções em idade pre-escolar en contexto de promoção de saude. santarem, Escola Superior de Saudehttp://hdl.handle.net/10400.15/5054Relatorio de estagio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem ComunitáriaA aquisição precoce de competências socioemocionais traz benefícios significativos, mostrando a literatura que crianças que regulam bem suas emoções tendem a apresentar maior competência social e académica. Os enfermeiros da Saúde Escolar, têm uma posição privilegiada para desenvolver atividades de promoção da saúde e prevenção da doença. Foi realizada uma Scoping Review cuja a questão foi: As estratégias de gestão de emoções desenvolvidas por enfermeiros contribuem para a promoção de saúde em crianças em idade pré-escolar? Das evidências obtidas verificou-se que os projetos desenvolvidos com crianças em idade pré-escolar, melhoram desempenho escolar e desenvolvimento cognitivo. Baseado no Planeamento em Saúde, foi desenvolvido um Projeto de intervenção, segundo modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, cujos objetivos foram conhecer e analisar o perfil de competências emocionais dos profissionais de educação dos jardins de infância de um agrupamento de escolas. Os resultados apontam para Competência Emocional geral de nível moderado, revelador da necessidade de se desenvolver projetos nesta área.The early acquisition of socio-emotional skills brings significant benefits, with the literature showing that children who regulate their emotions well tend to have greater social and academic competence. School Health nurses have a privileged position to develop health promotion and disease prevention activities. A Scoping Review was carried out with the question: Do emotion management strategies developed by nurses contribute to health promotion in preschool children? From the evidence obtained, it was found that projects developed with preschool children improve school performance and cognitive development. Based on Health Planning, an intervention project was developed, according to Nola Pender's Health Promotion model, whose objectives were to understand and analyse the profile of emotional skills of education professionals in kindergartens in a group of schools. The results point to a moderate level of general Emotional Competence, revealing the need to develop projects in this area.porPromoçao da saudePre-escolarGestao de EmoçoesGestão das emoções em idade pre-escolar en contexto de promoção de saude.master thesis203780000