Cavadas, BentoMartins, Telma Cristina Carvalho2018-07-052018-07-052018-03-21201897261201897261http://hdl.handle.net/10400.15/2270Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO trabalho encontra-se organizado em duas partes. Na Parte I apresenta-se a reflexão sobre as experiências pedagógicas mais importantes realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na Parte II é apresentado um estudo sobre as atividades Outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido numa turma de 5.º ano. O objetivo foi planificar e implementar uma atividade outdoor no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e avaliar os seus contributos para as aprendizagens dos alunos. O guião da atividade foi o principal instrumento de recolha de dados utilizado. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Através dos resultados constatou-se que conseguiram atingir a maioria dos objetivos de aprendizagem, verificando-se uma elevada taxa de sucesso, evidenciando que esta atividade outdoor contribuiu para a construção do seu conhecimento. O feedback dos alunos mostrou a sua motivação e interesse em aprender em contacto com a natureza.This final report is organized in two parts. In Part I the most important pedagogical experiences during the Supervised Teaching Practice are presented. In Part II, it is presented a study about Outdoor activities as a teaching-learning strategy in Science in Primary Education- Key Stage 2, developed in a 5th grade class. The purpose of this study was to plan and implement an outdoor activity, in the Natural Park of Serras de Aire e Candeeiros, and to evaluate it’s contribute to the students’ learning. The activity’s guideline was the main data collector’s instrument. Data was quantitatively and qualitatively analysed. Through the obtained results with it was verified that they were able to achieve the proposed aims, and a high success rate was observed, evidencing that this outdoor activity contributed to the students’ knowledge construction. Students’ feedback shows their motivation and interest in learning in contact with the natural environment.poratividades outdoorciências naturaisprática de ensino supervisionada2º Ciclokey stage 2outdoor activitiessciencesupervised teaching practiceAs atividades outdoor como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis201897261