Cid, LuísPinto, Rafaela2015-07-082015-07-082014-07http://hdl.handle.net/10400.15/1287Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e do ExercícioResumo Este relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Estágio, do 2ºano do Mestrado de Psicologia do Desporto e do Exercício, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, realizado entre o mês de Setembro de 2013 e Julho de 2014, no Clube dos Galitos de Aveiro – Secção de Natação, mais propriamente no escalão de Infantis. A faixa etária centra-se entre os 11 e os 14 anos. O principal objetivo deste estágio foi desenvolver competências psicológicas nos atletas na natação. Após uma avaliação inicial feita através de questionários como o QMAD (Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas) de Gill, Gross e Huddleston (1983), OMSAT (Inventário de Avaliação das Habilidades Mentais para Desporto) de DurandBush, Salmela e Green-Demers (2001) e ICPD ou PSIS (Inventário de Competências Psicológicas para o Desporto) de Mahoney, Gabriel e Perkins (1987), observação e troca de informações com os treinadores, o estágio baseou-se em sessões de Treino de Competências Psicológicas, uma ou duas vezes por semana, dependendo da aproximação das competições, e do restante planeamento anual. Em relação à área da comunidade foi realizado um dia aberto para os pais dos atletas, em que estes passavam por um dia de treino dos filhos, isto é, treino dentro de água seguido de Treino de Competências Psicológicas. O principal objetivo era que os pais percebessem o esforço pelo qual os atletas passam e perceber o que trabalham, tanto a nível psicológico como físico. No que diz respeito à área complementar, fiz uma pequena formação sobre Educação e Inteligência Emocional, e planeei algumas atividades no clube em parceria com a minha orientadora no local.Abstract This internship repor is part of the Trainin Course, the course of the second year of the Master is Sport and Exercise Psychology, the School of Sport Rio Maior, conducted between September 2013 September and July 2014, Club Galitos in Aveiro – Swimming Section, more specifically at the step of Childhood. The age range is centered between 11 and 14 years. The main purpose of this intership was to develop psychological skills among athletes in swimming. After the initial evaluation by questionnaire as QMAD (Participacition Motivation Questionnaire) Gill, Gross e Huddleston (1983), OMSAT-3 (Ottawa Mental Skills Assessment Toll) Durand-Bush, Salmela e Green-Demers (2001) e ICPD ou PSIS (Psychological Skills Inventory for Sport) Mahoney, Gabriel e Perkins (1987), by observation and by exchange of information with the coaches, the internship was based on Psychological Skills Training once or twice weekly sessions, depending on the approximation of the competitions, and the remaning annual planning. Regarding the area of community open day was held for parents of athletes, as they passed a day of training of the children, ie, training in water followed by Psychological Skills Training. The main objective was that parents realize the effort by which athletes are and realize what works, both psychologically and physically. Regarding the supplementary area, did a little training on Education and Emotional Intelligence, and planned some activities at the club in partnership with my supervisor at the institution.porPsicologia do DesportoNataçãoTreino de Competências PsicológicasSports PsychologySwimmingPsychological skills trainningDesenvolver Competências Psicológicas para Potenciar a Performance dos Atletas na Nataçãoreport