Piscalho, IsabelCarrilho, Mariana Ferreira Canilhas Peliquito2022-05-072022-05-072022-04-18203006305http://hdl.handle.net/10400.15/3971Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte do relatório corresponde à caracterização e reflexão sobre as experiências adquiridas nos vários contextos da prática profissional, nomeadamente, em creche, no jardim de infância e em duas turmas de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 4.º anos de escolaridade). A segunda parte foca-se na componente investigativa, expondo um exercício de natureza qualitativa centrado na análise de perspetivas de especialistas obtidas através de entrevistas semidiretivas sobre educação inclusiva e nas potenciais aprendizagens que o exterior pode promover nas primeiras idades. Os resultados indicam que, efetivamente, o exterior é fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, sobretudo, através da exploração e do contacto direto com elementos da natureza. O exterior é realmente um espaço promotor da educação inclusiva das crianças, com ou sem necessidades educativas específicas, contribuindo para o seu desenvolvimento a nível de coordenação motora, cooperação entre pares e competências sociais. Verificou-se, também, que existem algumas barreiras a ultrapassar visto que existe muita proteção das crianças por parte das famílias e alguma resistência por parte de alguns profissionais de educação.This report was written as part of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching at the School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém. The first part of the report corresponds to the characterization and reflection on the experiences acquired in the various contexts of professional practice, namely, in kindergarten, nursery school, and in two 1st cycle classes (1st and 4th grade). The second part focuses on the investigative component, presenting a qualitative exercise focused on the analysis of experts' perspectives obtained through semi-directive interviews on inclusive education and the potential learning that the outside can promote in the early years. The results indicate that, effectively, the outdoors is fundamental in the child's learning and development process, especially through exploration and direct contact with elements of nature. The outdoors is really a space that promotes inclusive education for children, with or without specific educational needs, contributing to their development in terms of motor coordination, cooperation among peers and social skills. It was also found that there are some barriers to overcome as there is a lot of protection of children by families and some resistance from some education professionals.poreducação inclusivapapel do docenteespaço exterioreducação pré-escolar1.º ciclo do ensino básicoinclusive educationteacher roleouter spacepre-school education1st cycle of basic educationEducação Inclusiva: a importância de aprender no espaço exteriormaster thesis203006305