Mourato, AnaCardoso, InêsMarques, Maria da Nazaré da Silva2024-12-262024-12-262024-11-12203735633http://hdl.handle.net/10400.15/5035Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio foi elaborado com vista à conclusão do Mestrado em Educa-ção Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educa-ção de Santarém. Num primeiro momento, o documento contempla uma análise e reflexão do que foi aprendido no decorrer das práticas de ensino supervisionadas nas várias valências: Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º CEB. A segunda parte do documento foca-se na compo-nente investigativa que teve por base o papel do livro, a par das atividades interdisciplinares por ele induzidas, no envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagem e na am-pliação de aprendizagens em contexto de JI e do 1.º CEB. A investigação realizada é de na-tureza qualitativa, na qual foram dinamizadas atividades interdisciplinares introduzidas por um livro de literatura infantil nos contextos referidos, sendo posteriormente analisados os níveis de envolvimento e de aprendizagem dos alunos. Existiu, ainda, uma vertente comparativa, visto que foram analisados os níveis de envolvimento e as aprendizagens alcançadas por um grupo de controle, no contexto de atividades dinamizadas pela colega estagiária sobre os mesmos conteúdos, mas não recorrendo à estratégia em estudo. Nesta investigação partici-param: duas estagiárias; uma sala de JI; duas turmas de 1.º ano do 1.º CEB. Empreendemos notas de campo, preenchemos grelhas de observação e rubricas de avaliação dos aspetos em análise e procedemos à videogravação das atividades estudadas. Recorrendo aos dados obtidos, podemos verificar que o livro, a par das atividades interdisciplinares, podem ter um excelente contributo para o envolvimento e para a aprendizagem dos alunos, destacando-se os resultados obtidos na área de Português.The Internship Report was draw up with the aim of completing the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) at the Escola Supe-rior de Educação of Santarém. At first, the document includes an analysis and reflection of what was learned during the supervised teaching practices in various settings: Nursery, Kin-dergarten, and 1st CBE. The second part of the document focuses on the research component, which was based on the role of the book, along with the interdisciplinary activities it induces, in the involvement of children in their learning process and the effective expansion of learning in the context of preschool and primary school. The research carried out is qualitative in nature, in which interdisciplinary activities introduced by a children's literature book were promoted in the above-mentioned contexts, and the students' levels of involvement and learning were sub-sequently analysed. There was also a comparative aspect, as activities on the same topics were conducted by a colleague with a control group, without using the strategy under study. This research involved: two trainees; one kindergarten classroom; two 1st grade classrooms. We took field notes, filled in observation grids and evaluation rubrics for the aspects under analysis and videotaped the activities studied. From the data obtained, we can observe that the book, along with interdisciplinary activities, can make an excellent contribution to students' engagement and learning, with notable results in the Portuguese language area.porliteratura infantilinterdisciplinaridadeensino pré-escolar1.º CEBchildren's literatureinterdisciplinaritypreschool education1st cycle of basic educationA Literatura Infantil e a interdisciplinaridade na aprendizagem: ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básicomaster thesis203735633