Catela, David2025-04-142025-04-142004-08Catela, D. (2004). O Uso do Instrumento e o Estudo do Comportamento Motor. In J. Barreiros, M. Godinho, F. Melo, & C. Neto (Eds), Desenvolvimento e Aprendizagem: Perspectivas Cruzadas (pp. 119-135). Cruz Quebrada, Algés: Edições F.M.H.972-735-108-5http://hdl.handle.net/10400.15/5766Queremos agarrar uma pequena esfera enfiada num pequeno orifício e os nossos dedos não cabem. Como tirar a esfera? Recorremos a uma pinça. A pinça vai permitir-nos retirar a esfera do orifício, mas vai alterar as nossas referências corporais. A pinça prolonga-se para lá dos limites dos nossos dedos, a parte que dela servir para "agarrar" a esfera tem dimensões e um atrito diferentes das polpas dos nossos dedos. A percepção que temos do peso e da textura da esfera faz-se já não directamente através da nossa pele mas indirectamente através da pinça. Já não temos que decidir quantos dedos usar mas a que distância devemos parar. Podemos mesmo alcançar o objecto se ele estiver mais afastado de nós, como se de facto ele não estivesse. Incorporaremos nós o instrumento no nosso corpo, como se passássemos a possuir um outro eu corporal? De tão óbvio e trivial, o uso do instrumento não tem sido alvo da devida atenção. Neste texto identificaremos primeiro o que consideramos ser um instrumento e usar um instrumento. Seguidamente faremos uma análise de estudos que de um modo directo ou indirecto abordaram o desenvolvimento motor, a aprendizagem motora e/ou o controlo motor de instrumentos. Finalmente reflectiremos sobre questões metodológicas para o estudo do uso do instrumento.poruso de instrumentoincorporaçãodesenvolvimento motoraprendizagem motoraconstragimentos da tarefaconstrangimentos do envolvimentocriançasO uso do instrumento e o estudo do comportamento motorbook part