Cavadas, BentoBranco, Neusa2024-07-272024-07-272024-07http://hdl.handle.net/10400.15/4907Os modelos incluem representações diversas de objetos, abstrações, sistemas e partes de sistemas, entidades, relacionamentos entre entidades, eventos, comportamentos ou processos. A modelação é relevante na educação em ciências dos futuros professores porque, através da concretização dessa abordagem educativa ativa, os seus alunos terão a oportunidade de criar, explicar, utilizar e criticar modelos de conceitos e processos científicos para comunicar as suas ideias, resolver problemas e desenvolver explicações. A literatura também salienta que é importante que os estudantes em formação inicial de professores vivenciem práticas interdisciplinares entre a matemática e as ciências nos seus cursos. Nesse sentido, no âmbito das unidades curriculares de Didática das Ciências Físico-Naturais I e Didática da Matemática I do curso de Mestrado em Ensino do 1 º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2 º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, foi concretizada a proposta de trabalho interdisciplinar designada CreativeLab_Sci&Math Modelação de rochas. O trabalho das futuras professoras foi orientado por um guião organizado nas seguintes secções: i) criação do modelo de uma rocha (granito); ii) reflexão didática sobre a modelação de uma rocha. Este póster apresenta a sequência didática vivenciada pelas professoras em formação inicial, com foco no processo de construção do modelo de uma rocha e na discussão das oportunidades de ensino das ciências e da matemática resultantes do trabalho realizado.pormodelociências naturaismatemáticarochasgeometria e medidaModelação de rochas: Uma atividade interdisciplinar entre as Ciências Naturais e a Matemática na formação inicial de professores do 2.º CEBRock modelling: An interdisciplinary activity between science and mathematics in the initial teacher education of primary school teachersconference object