Luís, HelenaCarreira, Carla Sofia Santo2017-03-182017-03-182017-01-18http://hdl.handle.net/10400.15/1701Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na especialidade profissional de Educação pré-escolarO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, relativo ao ano letivo de 2014/2015, e procura descrever a prática de ensino supervisionada e concretizada em contexto de Creche e Jardim de Infância. O trabalho pretende apresentar a experiência em contexto de creche e jardim de infância e a investigação decorrente dessa mesma experiência prática, tendo por objetivo compreender a relevância do brincar em contexto de jardim de infância bem como entender qual o papel do educador como mediador da aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, a minha investigação baseou-se num auto-estudo, que incide sobre a minha própria prática enquanto estagiária. Assim foram analisadas as planificações, avaliações, reflexões e notas de campo do diário de estágio e procurei refletir sobre a importância do brincar em contexto de jardim de infância e compreender qual o papel do educador como mediador da aprendizagem neste contexto.This report makes part of the Master in Pre-School Education. It aims at describing the teaching practice that was monitored and accomplished in the context of nursery school and kindergarten. This report presents the experience within the context of nursery school and kindergarten and the investigation is linked to this same practical experience, having in mind to understand the importance of playing in early ages as well as to understand the role of the teacher concerning the management of playing. The investigation process is linked to this same practical experience, having in mind to understand the importance of play in early ages as well as to understand the role of the teacher in the learning process. My investigation was a self study, focusing on my own practice. Thus, the planning, evaluations, reflections and field notes of the internship diary were analyzed and I was able to reflect on the importance of playing in a kindergarten context and understand the role of the educator as a mediator of learning in this context.poreducação de Infânciabrincaraprenderpre-school educationplaylearningBrincar e aprender : um olhar sobre a prática de uma educadora de infância em formaçãomaster thesis201615088