Uva, MartaLeite, Ana Rita Domingos de Oliveira2019-04-242019-04-242019-02-20202183165http://hdl.handle.net/10400.15/2525Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório síntese do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, visa analisar a importância da Educação Física na Educação de Infância e no 1ºCiclo do Ensino Básico, na perspetiva dos/as docentes. Durante os períodos de estágio em contexto pré-escolar e no 1º ciclo no âmbito da disciplina de Prática Supervisionada, pude observar como as aulas de Educação Física são desenvolvidas e, desta forma, pude perceber a visão dos docentes sobre esta área curricular, nomeadamente a importância no desenvolvimento das crianças e como a implementam no desenvolvimento do currículo. A importância que dão e como depois, dado a importância de cada um como é que implementam essa mesma área. Neste contexto, a problemática em estudo teve em consideração a importância que os docentes titulares de turma dão à área de Educação Física no desenvolvimento das crianças e se a disciplina é trabalhada da melhor forma. Tendo as minhas práticas educativas, achei por bem analisar e refletir sobre a maneira como os docentes intervêm nesta área e fazer um estudo sobre a Educação Física em si. Estas análises tiveram sempre como suporte um guião de uma entrevista semiestruturada, onde consegui ter uma interação mais focada no tema diretamente com os docentes. O presente estudo, de cariz qualitativo, visa perceber principalmente qual é a importância da Educação Física para os docentes. Para o alcance da finalidade do estudo e recolha dos dados foram construídas e aplicada entrevistas semiestruturadas a duas educadoras e duas professoras do primeiro ciclo. Através da análise dos dados foi possível verificar que os docentes reconhecem a falta de falta de preparação da área de educação física para educadores e professores do ensino básico a poderem lecionar, embora reconheçam que é uma área bastante importante no curriculum e que deveria ser sempre trabalhada.The present synthesis report of the Master's Degree in Pre-primary Education and Early Childhood Education aims at analyzing the importance of Physical Education in Childhood Education and Basic Education in the perspective of teachers. During the pre-school and 1st cycle training periods under the Supervised Practice course, I was able to observe how the Physical Education classes were developed and, in this way, I was able to perceive the teachers' views on this curricular area, namely the children's development and how they implement it in curriculum development. The importance they give and how after given the importance of each one how do they implement that same area. In this context, the problematic under study took into account the importance that the professors of the class give to the area of Physical Education in the development of the children and if the discipline is worked in the best way. Having my educational practices, I found it good to analyze and reflect on the way teachers intervene in this area and to do a study about Physical Education itself. These analyzes always had as support a script of a semistructured interview, where I managed to have a more focused interaction on the subject directly with the teachers. The present study, with a qualitative character, aims to perceive mainly the importance of the Physical Education for the teachers. To reach the purpose of the study and data collection were constructed and applied semi-structured interviews to two educators and two teachers of the first cycle. Through the analysis of the data it was possible to verify that the teachers recognize the lack of preparation of the area of physical education for educators and teachers of the basic education to be able to teach, although they recognize that it is a very important area in the curriculum and that it should be always worked .poreducação físicaformação de professorescurriculumphysical educationteacher trainingA importância da educação física nas primeiras idades: a perspetiva dos/as educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básicomaster thesis202183165