Loureiro, AnaBarbas, Maria Potes2011-02-182011-02-182008Loureiro,A.,Barbas,M. (2008). Implicações das aprendizagens híbridas – extensão do Moodle à sala de aula. Actas do XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF - Tutoria e Mediação em Educação: Novos desafios à investigação educacional.Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboahttp://hdl.handle.net/10400.15/405Esta comunicação tem como finalidade apresentar as principais implicações/conclusões inerentes a um formato multimodal de ensinar e aprender a distância, comparando-os com os resultados obtidos em contexto presencial. Tentamos, ainda, perceber como este paradigma de ensino-aprendizagem (via web) poderá beneficiar os alunos na aquisição e no aperfeiçoamento de determinadas competências, ao nível do domínio das tecnologias da informação e comunicação, em particular da linguagem HTML. Para que pudéssemos distinguir este processo, sentimos necessidade de caracterizar o espaço sala de aula - enquanto espaço colaborativo e os actores da sociedade do conhecimento - professores e aprendentes; bem como as principais alterações que o professor deverá efectuar para desempenhar outros papéis – de professor a tutor. Para a obtenção dos resultados, apresentados nesta comunicação, foi implementado um estudo prático com a implicação de dois grupos de trabalho distintos (um presencial e um a distância – com recurso à plataforma de gestão de aprendizagens Moodle).porEnsino a distânciae-LearningMoodleMotivaçãoImplicações das aprendizagens híbridas – extensão do Moodle à sala de aulaconference object