Pinho, Luis Fé deConceição, Ana Catarina Silva da2016-04-182016-04-182016-04-06Conceição, A. (2015). Marketing cultural e paisagístico : o caso da cidade de Santarém (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10400.15/1411>http://hdl.handle.net/10400.15/1411Dissertação, Mestrado, Marketing, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2016Com o desenvolvimento e modernização dos territórios, o Marketing Territorial tornou-se uma ferramenta fundamental para a afirmação dos mesmos em termos turísticos, contribuindo de igual forma para a competitividade destes destinos. Embora seja um tema bastante documentado, entendemos que diversos autores se referem isoladamente ao Marketing Territorial, descurando a ligação existente entre o turismo, cultura, património e território. Assim, sob o nosso ponto de vista, existe uma lacuna na investigação à qual nos propomos dar resposta. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivo estudar o Marketing Cultural e Paisagístico e de que forma o património e a cultura são fatores determinantes para o desenvolvimento turístico, neste caso, o centro histórico de Santarém. A metodologia usada consistiu na revisão de literatura, métodos de observação, entrevistas e inquérito online. Assim, foi possível estudar Santarém e criar possíveis produtos turísticos capazes de atrair mais visitantes a este lugar tão importante ao longo da história, e que continua a ser um ponto de referência a nível nacional. O enfoque foi o centro histórico de Santarém, pela sua dimensão e problemas sentidos na atualidade. Contudo, não esquecemos a zona ribeirinha tão rica em história e importância no desenvolvimento desta cidade.porMarketing TerritorialMarketing dos DestinosTurismo CulturalProdutos TurísticosSantarémMarketing cultural e paisagístico:o caso da cidade de Santarémmaster thesis201150158