Loureiro, Ana (ed.lit)Rocha, Dina (ed.lit)Cardona, Maria João (ed.lit)Lopes, Rui (ed.lit)2025-01-042025-01-042020-09Loureiro, A.; Rocha, D.; Cardona, M. J. & Lopes, R. (Eds.). (2020). CNaPPES 2019 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior [Livro de Atas]. Instituto Politécnico de Santarém. ISBN 978-972-95259-8-8.978-972-95259-8-8http://hdl.handle.net/10400.15/5065Os artigos apresentam questões relativamente à organização do ambiente educativo assim como preocupações em promover uma pedagogia diferenciada que dê uma resposta efetiva e eficaz ao público cada vez mais diversificado que frequenta o ensino superior. Uma das grandes questões que emergiu nos debates do congresso e que se evidencia nesta publicação é a necessidade de uma cada vez melhor contextualização e flexibilidade das práticas educativas a nível organizacional e pedagógico que responda às preocupações com a qualidade e a diversidade. Com efeito, a urgência em refletir sobre a pedagogia do ensino superior de forma dialógica, diferenciada e flexível, por vezes entra em contradição com alguns constrangimentos a nível organizacional, ou com a imposição de uma certa uniformidade perante a crescente diversidade no ensino superior - na oferta formativa, na formação do corpo docente e nas características dos estudantes e das estudantes que o procuram. As constantes mudanças que experienciamos, a imprevisibilidade da atualidade, necessitam respostas mais contextualizadas e diferenciadas, o que por sua vez exige um maior investimento na formação pedagógica dos docentes do ensino superior. Foi esta preocupação que originou a criação da rede CNAPPES e é esta preocupação que continua a fomentar o seu desenvolvimento.porpráticas pedagógicasensino superiorinovaçãometodologias ativasCNaPPES 2019 – 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior [Livro de Atas]book