Galinha, SóniaCosta, Marcos Antônio Andrade da2022-04-142022-04-142022-04-07202993280http://hdl.handle.net/10400.15/3939Mestrado em Ciências da Educação/Administração EducacionalO presente trabalho buscou identificar, sob a ótica dos egressos do curso de tecnologia em secretariado, os fatores impactantes no processo de inserção profissional suscetíveis de serem implementados e/ou aprimorados pela instituição de ensino de forma a ampliar o acesso dos estudantes ao mundo do trabalho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada com objetivo descritivo e abordagem quantitativa com os egressos. Os resultados indicaram que os egressos adentram o mercado de trabalho ainda durante a educação básica, muito provavelmente por conta das condições sociais, já que buscam ampliar suas oportunidades de colocação profissional por meio do ingresso no curso superior. Os dados revelaram ainda que a graduação é realizada em concomitância com o trabalho em atividades administrativas e que, após a conclusão do curso, os egressos continuaram exercendo a mesma atividade sem modificação na remuneração. Além disso, os participantes da pesquisa acreditam que a sua remuneração está adequada com as atividades desenvolvidas e se encontram satisfeitos em relação às atividades profissionais. Em relação ao curso, os egressos mostram-se extremamente satisfeitos com a formação, considerando-o fator importante para a melhoria da sua vida de forma geral. A partir dos resultados obtidos, propõe-se que a instituição de ensino promova uma política de acompanhamento com estudos transversais sobre o processo de inserção profissional de seus egressos, a implementação de uma política de revisão do plano do curso de forma a ampliar o domínios de língua estrangeira por parte dos estudantes e o fortalecimento de uma política de estágio com maior proximidade com empresas da área de secretariado de forma a ampliar as experiências desses alunos na área.From the perspective of the graduates of the Technology Course in Secretarial Science, the present study sought to identify the impacting factors in the process of professional insertion that could be implemented or improved by the educational institution to expand students' access to the world of work. To this end, applied research was carried out with a descriptive objective and a quantitative approach involving the graduates. The results indicated that the graduates enter the job market while still in secondary education, most likely due to their social conditions since they seek to expand their opportunities of professional insertion through higher education. The data also revealed that the undergraduate studies are carried out concomitantly with work in administrative activities and that, after finishing the course, the graduates continued to perform the same activity without change in remuneration. Moreover, the research participants believe that their remuneration is adequate to the activities developed, and they are satisfied with their professional activities. Concerning the course, the graduates are extremely satisfied with the training, considering it essential for improving their lives in general. Based on our findings, we propose that the educational institution promote a follow-up policy with transversal studies about the process of professional insertion of its graduates, the implementation of a policy to review the course plan in order to expand the students' proficiency in foreign languages, and the strengthening of an internship policy with greater proximity to companies in the secretarial area in order to broaden the experiences of these students in the area.porinserção profissionaleducação profissional e tecnológicacurso superior de tecnologia em secretariadomundo do trabalhoprofessional insertionprofessional and technological educationtechnology course in secretarial scienceworld of workA inserção e atuação profissional na perspectiva dos egressos de um curso superior tecnológico em secretariadomaster thesis202993280