Nab, AbalanteiaNunes, AndreiaRamos, JoséCafé, MagdaSantos, MargaridaClaudino, Maria BeatrizBaeta, TâniaSousa, VítorCamacho, GeorgeLinhares, Elisabete2023-01-082023-01-082022-03978-989-54983-6-9http://hdl.handle.net/10400.15/4232O presente trabalho foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Pedago-gia da Educação Ambiental (do 3.º ano) do curso de Licenciatura em Educa-ção Ambiental e Turismo de Natureza e resulta da implementação e análise de uma visita de estudo realizada ao Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância. A atividade foi planeada de acordo com os momentos de pré-visita, visita e pós-visita. A escolha desta abordagem didática, na formação de futuros educadores ambientais, decorre do seu potencial na sensibilização para a importância da biodiversidade, preservação dos ecossistemas e recolha de dados. Teve por objetivos: promover conhecimentos científicos (relacionados com a ecoteca, espécies vegetais e animais), atitudes (curiosidade, respeito pelos outros e pela natureza e envolvimento nas tarefas), raciocínio (formula-ção de questões pertinentes, analisar e interpretar informações), comunicação e planear uma visita de estudo. Na fase de pré-visita, as informações recolhi-das sobre o local a visitar permitiram, a cada grupo de trabalho, elaborar um questionário no Google Forms. Durante a visita, cada participante tinha que responder ao questionário de cada grupo, com o objetivo de registar as obser-vações e as informações obtidas durante o percurso guiado pelos técnicos do local. No pós-visita, os estudantes analisaram as respostas dos questionários e procederam à elaboração de um póster de divulgação para ser apresentado num encontro. Com este trabalho foi possível compreender melhor como pla-near e dinamizar uma visita de estudo. O contacto com o contexto real facilita a compreensão dos fenómenos em estudo, desperta a curiosidade e permite um maior envolvimento dos aprendentes, evidenciados através das questões que foram sendo colocadas aos técnicos do parque. As respostas dadas aos questi-onários permitiram aferir que foram realizadas aprendizagens sobre o local, tais como: conhecer algumas plantas aromáticas e medicinais do parque e o ciclo de vida das borboletas.poreducadores ambientaispráticas de educação ambientalParque Ambiental de Santa Margaridavisita de estudoAs visitas de estudo como práticas educativas de futuros educadores ambientais – o caso de Parque Ambiental de Santa Margaridaconference object