Brito, ClaraGraça, Kátia dos Santos2025-01-102025-01-102024-12-18203782275http://hdl.handle.net/10400.15/5070Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio concretizado no âmbito do Mestrado em Edu-cação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta inicialmente uma breve caracterização dos diferentes contextos de estágio e dos projetos imple-mentados, bem como uma reflexão do percurso formativo e das práticas de ensino supervisionadas, revelando as principais aprendizagens e dificuldades sentidas. É, ainda, apresentado o exercício investigativo desenvolvido no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico para compreender as Artes Visuais como forma de promover aprendizagens. Este exercício sugere que as Artes Visuais pro-movem a construção de um conhecimento transversal a outras áreas e contexto, além de incentivar uma aprendizagem ativa, questionadora e criadora.This Internship Report, which is part of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching, initially presents a brief cha-racterisation of the different internship contexts and the projects implemented, as well as a reflection on the training course and the teaching practices super-vised, revealing the main lessons learnt and the difficulties experienced. This is followed by a presentation of the research exercise carried out in kindergar-ten and primary school to understand the visual arts as a way of promoting learning. This exercise suggests that the Visual Arts promote the construction of knowledge that is transversal to other areas and contexts, as well as encou-raging active, questioning and creative learning.poreducação artísticaartes visuaisdesenvolvimentocompetênciasart educationvisual artsdevelopmentskillsAs artes visuais como forma de promover competênciasmaster thesis203782275