Dias, PauloCruz, Priscilla Pereira Almeida2018-12-122018-12-122018-11-23202029964http://hdl.handle.net/10400.15/2382Trabalho de Projeto apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação/Administração Educacional.É indiscutível a importância do Conselho de Classe para a organização da gestão pedagógica no interior da escola. Sendo assim, o presente trabalho procurou estudar a relação que uma escola pública do campo e integral do Distrito Federal estabelece entre o Conselho de Classe, a avaliação institucional e a gestão escolar democrática. Trata-se de uma pesquisa básica estratégica, exploratória e descritiva que, após o estudo do objeto – com levantamento bibliográfico, empírico e descrição dos fatos observados – planeja intervenções posteriores para a solução dos problemas encontrados. O objetivo foi verificar se o Conselho de Classe tem sido realizado como instrumento de avaliação e legitimador da gestão escolar democrática no ambiente da escola pesquisada. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados aos participantes do Conselho de Classe; realizada uma pesquisa documental, com análise de leis, diretrizes, atas de reuniões de 2017 ao segundo bimestre de 2018, Projeto Político Pedagógico da escola, bilhetes enviados aos pais e do regimento escolar; e observados os Conselho de Classe do segundo bimestre de 2018. Os dados obtidos foram tratados pela análise de conteúdo e pela estatística descritiva e inferencial, com auxílio do Microsoft Excel. Após a análise, foi realizada uma triangulação dos dados para compreender melhor o objeto e preencher lacunas deixadas pelos primeiros instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos indicam que o Conselho de Classe não é realizado como instrumento de avaliação da prática pedagógica e não é visto como legitimador da gestão escolar democrática. No entanto, também apontam para o fato de os sujeitos estarem cientes da necessidade de mudança e para o fato de já existir um documento que pode facilitar na realização de um Conselho de Classe que atenda aos princípios da gestão escolar democrática, o Registro de Avaliação.It is unquestionable the importance of the Class Council for the organizations of the pedagogic management into the school. So, this present work aimed to study the relation that a public school from the countryside and integral school of the Federal District lays down between the Class Council, the institutional evaluation and the democratic school management. It refers to a basic research, exploratory and descriptive that, after the study of the subject - with a bibliographic survey, empiric and observed facts description plans further interventions in order to the solutions of the found problems. The aim was to verify whether the Class Council has been performing as the evaluation tool and legitimatizer the democratic school management in the context of school where the research was carried out. Thus, semi-structured questionnaires were applied to the participants of the Class Council; had a documentary research, with the analysis of laws, guidelines, proceedings of meetings of 2017 to the second bimester of 2018, Political Project Pedagogical of the School, notes for the parents and the school regulation; and observed in the Class Council of the second two-month period of 2018. The obtained data were treated by content analysis and descriptive and inferential statistics, with the help of Microsoft Excel. After the analysis, the triangulation of the data was performed to better understand the object and to fill gaps left by the first data collection instruments. The obtained results indicate that the Class Counsel is not performed as a pedagogical practice and is not seen as a legitimizing democratic school management. However, they also point out that the subjects are aware of the need for change and for the fact that there is already a document that can facilitate the achievement of a Class Council that complies with the principles of democratic school management, the Evaluation Registry.porconselho de classeavaliação institucionalgestão escolar democráticaclass counselinstitutional evaluationdemocratic school managementO conselho de classe como instrumento de avaliação para a prática da gestão escolar democráticamaster thesis202029964